Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Portugal

Instituto de Socorros a Náufragos recebe 30 viaturas para reforço da vigilância na Época Balnear 2020

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 29-05-2020

Realizou-se hoje nas Instalações Centrais de Marinha, junto à Ribeira das Naus, a cerimónia de entrega das 30 viaturas “Volkswagen Amarok” por parte da SIVA Portugal ao Instituto de Socorros a Náufragos, das quais 28 viaturas destinadas ao reforço da vigilância nas praias e duas para apoio ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), para a realização de tarefas relacionadas com a assistência a banhistas.

PUBLICIDADE

​Neste projeto, que celebra o décimo ano, o ISN e a SIVA Portugal associam-se a mais uma época balnear através do Projeto “SeaWatch”, que tem por objetivo incrementar a segurança na costa e praias portuguesas, em particular as que não têm vigilância permanente.

Destaca-se também a presença de desfibrilhadores automáticos externos nas viaturas e a necessária formação aos tripulantes em suporte básico de vida e desfibrilhação, numa parceria entre o Instituto de Socorros de Náufragos e o “Movimento Salvar Mais Vidas”, que permitirá que os operacionais destas viaturas possam prestar um melhor auxílio nas praias portuguesas, nomeadamente em situações de paragem cardiorrespiratória.

PUBLICIDADE

publicidade

A BP é outro dos parceiros que se associa ao Projeto “SeaWatch”, contribuindo com a cedência de combustível para a operação destas viaturas.

Esta cerimónia, presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, contou com a presença do Almirante Chefe do Estado Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, António Mendes Calado, do Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante Luís Sousa Pereira, do Diretor Executivo da SIVA, Engº. Pedro de Almeida, do Presidente da BP, Pedro Oliveira, bem como outras entidades.

PUBLICIDADE

Em 2019, o projeto “SeaWatch” com as pick-up Volkswagen Amarok, possibilitou o salvamento de 48 veraneantes, efetuando 192 assistências de primeiros socorros e sete buscas com sucesso de crianças perdidas.

Desde o início do projeto, estimam-se que os veículos afetos ao Projeto “SeaWatch” tenham percorrido cerca de 280 mil quilómetros por cada época balnear, sobretudo em praias não vigiadas, tendo sido salvas cerca de 1650 vidas humanas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com