Coimbra

Instalação de unidade de cuidados continuados no Lorvão vai ser apreciada na Assembleia da República

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 28-12-2018
 

 

PUBLICIDADE

A petição que defende a instalação de uma unidade de cuidados continuados no antigo Hospital Psiquiátrico de Lorvão, no concelho de Penacova, deverá ser agendada para apreciação no parlamento, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

De acordo com o relatório final da petição, a que a agência Lusa teve acesso, “tendo em conta o número de assinaturas que reúne, a presente petição deverá ser agendada e apreciada em reunião plenária na Assembleia da República”.

O documento entregue a 24 de outubro pelo Movimento + Saúde para o Hospital de Lorvão, com 7.187 assinaturas, defende a criação de uma unidade de cuidados continuados e de reabilitação no antigo Hospital Psiquiátrico instalado no Mosteiro do Lorvão, no distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Sugere ainda a sua integração na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

No manifesto, os fundadores do movimento cívico argumentam que “é gritante a falta destas estruturas de apoio aos doentes e às famílias”.

Por outro lado, sustentam, as instalações do antigo hospital, desativado há seis anos, estão “devolutas e em degradação”, e a freguesia de Lorvão “tem a mão-de-obra e o conhecimento adquirido ao longo de mais de meio século na área dos cuidados de saúde”.

Segundo os peticionários, o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) “não dispõe de espaços suficientes para transferir doentes para serviços de saúde de retaguarda, existindo uma enorme carência de estruturas de apoio aos doentes e às famílias, na área das doenças raras e dos cuidados continuados”.

O relatório final da petição, que teve o deputado socialista Pedro Coimbra como relator, conclui pelo seu envio ao presidente da Assembleia da República e publicação, na íntegra, no Diário da Assembleia da República, além de propor o seu agendamento para apreciação em plenário.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE