Saúde

Insónias: viver longe do trabalho ou em espaços reduzidos prejudica o sono

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 hora atrás em 07-10-2025

Imagem: Pexels

Um novo estudo conduzido no Japão e publicado no Journal of Transport & Health conclui que o tamanho da habitação e a distância entre casa e trabalho influenciam significativamente a qualidade do sono.

A investigação, realizada através de um inquérito online com amostragem aleatória, mostrou que quanto mais pequena a casa e maior o tempo de deslocação até ao trabalho, maior a probabilidade de insónias.

Os cientistas explicam que viver na cidade pode reduzir o tempo de viagem, mas as habitações urbanas tendem a ser menos confortáveis e tranquilas do que as suburbanas, o que também contribui para dificuldades em adormecer.

PUBLICIDADE

Para famílias que vivem em habitações de cerca de 95 m², consideradas padrão urbano para quatro pessoas, tempos de deslocação superiores a 52 minutos estavam associados a maior risco de insónia.

Em resumo, uma casa espaçosa, confortável e próxima do trabalho ajuda a dormir melhor, mas, para quem não pode mudar de residência, pequenas estratégias de relaxamento podem ajudar a mitigar os efeitos do cansaço e do stress das longas viagens.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE