Mundo

Insólito! Homem sofre convulsões ao resolver sudoku

Notícias de Coimbra | 56 minutos atrás em 17-01-2026

Um jovem de 25 anos na Alemanha desenvolveu um caso raro de epilepsia reflexa, em que resolver puzzles de sudoku desencadeava convulsões.

O problema começou após ter sido soterrado por uma avalanche em 2008, que provocou privação de oxigénio e sequelas neurológicas.

Sempre que tentava resolver um sudoku, o braço esquerdo do homem contraía-se involuntariamente. Exames médicos revelaram atividade cerebral anormal na região centroparietal direita, responsável pelo raciocínio visoespacial, causada pela falta de fibras inibitórias da substância branca.

PUBLICIDADE

Segundo o site ZAP, o tratamento com medicação antiepiléptica e fisioterapia interrompeu as crises. O doente manteve-se livre de convulsões durante anos, desde que evitasse o sudoku.

Este caso é o primeiro documentado em que o jogo de lógica provoca crises, embora outras atividades visoespaciais, como xadrez ou mahjong, já tenham sido associadas a epilepsia reflexa.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE