Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

INOVA reabilita rede de saneamento na Tocha

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-05-2021

A INOVA-EM está a proceder à reabilitação da rede de saneamento nos Inácios, incluindo o emissário instalado no CMRRC-Rovisco Pais, na freguesia da Tocha, processo que está a decorrer no âmbito de uma empreitada adjudicada pela empresa municipal por 208.663 euros. O objetivo é melhorar o desempenho hidráulico e estrutural da conduta, de modo a garantir a estanquidade e a operacionalidade do sistema de drenagem e, assim, contribuir para a redução de afluências indevidas e, consequentemente, dos custos operacionais.

PUBLICIDADE

Com uma parte significativa das redes de saneamento ligadas ao sistema multimunicipal em alta sob gestão da empresa Águas do Centro Litoral, S.A., que assegura a drenagem dos efluentes para a ETAR de Ílhavo, a INOVA-EM tem concentrado esforços na renovação nas redes de recolha de águas residuais domésticas e tem vindo a proceder a inspeções vídeo dos coletores e a ensaios das ligações domiciliárias, tendo em vista a otimização do funcionamento dos sistemas e a redução dos volumes dos caudais, os quais, como é do conhecimento público, são gravemente afetados por infiltrações e descargas indevidas de águas pluviais.

Para contrariar esse tipo de ocorrências a INOVA-EM tem insistido na necessidade de as intervenções realizadas para esse efeito serem acompanhada da eliminação das descargas de águas pluviais com origem nos prédios com redes prediais ligadas ao sistema público. 

Nesse sentido, a empresa municipal tem apelado reiteradamente aos utilizadores para que verifiquem as respetivas redes prediais e eliminem eventuais ligações de caleiras, terraços e outras eventuais situações anómalas que provoquem descargas de águas pluviais ou infiltrações de águas dos solos na rede pública de saneamento.

Com cerca de 550 kms de coletores instalados em todo o concelho e um grau de cobertura da população próximo dos 100%, a INOVA-EM é responsável pelo tratamento e descarga dos esgotos que não entrega no sistema em alta da Águas do Centro Litoral. Dos cerca de 2.550.000 m3 de esgotos que a empresa municipal de Cantanhede recebe anualmente no seu sistema, aproximadamente 40% são tratados nas nove estações de tratamento da empresa e os restantes são entregues no referido sistema multimunicipal em alta.

Além da reabilitação da rede de saneamento nos Inácios, a INOVA-EM está a realizar intervenções idênticas nas redes da Pocariça, Arrôtas, Cantanhede e Balsas, estando previsto para breve o início de mais empreitadas para esse fim, nomeadamente nos sistemas coletores de Vilamar e Corticeiro de Cima.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com