Região

INOVA-EM promove ação de sensibilização sobre biorresíduos

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 04-03-2024

A INOVA-EM promoveu, recentemente, uma ação de formação sobre o processo de separação de biorresíduos, na Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha.

PUBLICIDADE

Nesta sessão, dirigida a cerca de 45 elementos desta IPSS, foram simulados cenários de separação do material orgânico, enfatizando-se a importância da valorização orgânica dos restos, oriundos da preparação dos alimentos, e das sobras de comida.

Esta ação permitiu também dar a conhecer todo o seu processo de tratamento e transformação, sem aditivos químicos, para posterior utilização na agricultura e jardinagem. Foram ainda inventariados os problemas ambientais, como a emissão de gases de efeito de estufa oriundos de matérias decompostas, sem controle, bem como os efeitos do inadequado reencaminhamento desses resíduos para aterros sanitários, que conduz à ocupação de espaços valiosos e provoca a contaminação do solo e das águas subterrâneas.

PUBLICIDADE

O presidente da INOVA-EM, Pedro Cardoso, destaca “a importância desta ação para atingir as metas ambiciosas que prosseguimos neste desafio da separação e reciclagem dos biorresíduos na origem ou por recolha seletiva, assim como o empenho da Associação Progresso e Vida no que diz respeito à sustentabilidade ambiental e à economia circular, sendo uma IPSS exemplar nesta matéria”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE