Coimbra

INOPOL Academia de Empreendedorismo do Politécnico de Coimbra ganha nova vida

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 27-11-2020

 O INOPOL Academia de Empreendedorismo reabriu, no início de novembro, com infraestruturas melhoradas e um novo modelo de gestão e funcionamento assente numa parceria com a incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN). A comunidade do Politécnico de Coimbra, mas também empreendedores externos, passam assim a dispor de um espaço onde encontram vários serviços de apoio à criação de novas empresas e modalidades de incubação física e virtual.

PUBLICIDADE

Para Jorge Conde, presidente do politécnico de Coimbra, este novo impulso dado ao INOPOL, em colaboração com a IPN Incubadora, pretende recentrar a ação e o espaço da Academia de Empreendedorismo do Politécnico de Coimbra. “Num mundo cada vez mais competitivo, onde as novas oportunidades de negócios germinam diariamente, é importante que se criem oportunidades para aqueles que aqui se formam poderem dar asas às suas ideias de negócio e criarem as suas empresas”. Para o responsável, mais do que só falar de uma cultura de empreendedorismo, importa criar empresas e dar palco a novos negócios. “É isso que estamos a tentar fazer, transformando o INOPOL num centro de oportunidades aberto a todos aqueles que tenham boas ideias e as queiram desenvolver com a chancela do Politécnico de Coimbra”, afirma.

PUBLICIDADE

publicidade

Assim, o INOPOL afirma-se como “uma estrutura multidisciplinar cuja missão é promover uma cultura de inovação e empreendedorismo e potenciar a criação e crescimento de novas empresas startup e spin-off de base científica e cariz inovador”, nas palavras de Sara Proença, pró-presidente do IPC com o pelouro da Inovação e Empreendedorismo. A sua estratégia consubstancia-se em três eixos de atuação  principais: Capacitação e networking; Valorização e transferência de tecnologia; Incubação de empresas.

O INOPOL presta apoio durante a fase nascente de novos projetos inovadores de natureza empresarial, incluindo a disponibilização de espaços para incubação física e virtual. Neste âmbito, assumem caráter prioritário as empresas spin-off oriundas do Politécnico de Coimbra e empresas startup com forte ligação ao meio académico, seja através de estudantes, diplomados, docentes e investigadores, ou por via de projetos I&DT em copromoção. 

PUBLICIDADE

Aos empreendedores, o INOPOL presta vários serviços de apoio à criação dos seus negócios: desde o acompanhamento na elaboração do plano de negócio e consultoria técnica especializada na fase de constituição e arranque da empresa, passando pelo apoio em questões de propriedade intelectual e aconselhamento jurídico, a disponibilização do espaço físico para instalação, serviços de logística (receção, copa, sala de reuniões/formação, gestão de correspondência, internet, limpeza e segurança), acesso privilegiado a centros de I&D, laboratórios e contactos relevantes e ainda serviços de comunicação, como a presença no website do INOPOL e divulgação em eventos.

No que diz respeito ao serviço de incubação existem três modalidades disponíveis no INOPOL: incubação física, incubação virtual start e follow-up e espaço de co-work. A incubação física prevê a disponibilização de um espaço físico de utilização independente, devidamente infraestruturado, e o acesso a um conjunto de serviços base. A modalidade de incubação virtual prevê o acesso aos serviços associados à incubação física, com exceção da ocupação de espaço. A incubação virtual start destina-se a empreendedores em fase de projeto ou arranque da empresa e que ainda não necessitam de espaço físico.

A incubação virtual follow-up destina-se a empresas já em ritmo cruzeiro, que não necessitam de espaço físico, mas que pretendam continuar a usufruir dos serviços prestados pelo INOPOL. Por último, a modalidade de incubação co-work prevê a disponibilização de um espaço físico de utilização partilhada e o acesso a todos os serviços associados à incubação física.
 
Podem candidatar-se ao INOPOL, promotores de ideias, projetos e empresas que visem desenvolver atividades de produção/comercialização de bens e/ou prestação de serviços avançados de cariz inovador. As candidaturas decorrem em contínuo e são formalizadas através da entrega de ficha de candidatura disponível no site www.inopol.ipc.pt

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE