Política

Iniciativa Liberal reitera em Coimbra que medidas de António Costa são forma de “enganar” os jovens

Notícias de Coimbra com Lusa | 8 meses atrás em 09-09-2023

O líder da Iniciativa Liberal (IL) reafirmou hoje que as medidas apresentadas pelo primeiro-ministro para os jovens tentam “enganar”, mas as “gerações mais bem preparadas de sempre” percebem que estão a ser “vítimas de um engodo”.

PUBLICIDADE

“O problema de António Costa é que as gerações mais bem preparadas de sempre percebem bem quando estão a ser vítimas de um engodo, vítimas de publicidade enganosa e não deixarão, seguramente, de responder a António Costa, como António Costa merece. Com indiferença e até com indignação relativamente a esta publicidade”, afirmou hoje Rui Rocha, antes da reunião do Conselho Nacional, em Coimbra.

Por cada ano de trabalho em Portugal, o Governo promete devolver aos estudantes um ano de propinas que pagaram numa universidade pública do país nos primeiros anos de trabalho, assim como os passes de transporte público passarão a ser gratuitos para todas as crianças e jovens até aos 23 anos, partir de janeiro do próximo ano.

PUBLICIDADE

O primeiro-ministro do governo maioritário socialista anunciou também alterações às regras do IRS Jovem.

O líder da IL fez referência a alguns estudos recentes que dão nota de que “quase metade” dos jovens que votaram no PS, nas eleições legislativas, não voltariam a votar no partido.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Rui Rocha, estas medidas, que “tentam enganar, mas na verdade não enganam ninguém”, permitem perceber que há “duas visões muito diferentes do país”.

“A visão do PS [partido socialista], a visão de um país estagnado, que vai gerindo pequenas benesses para contentar clientelas e para contentar grupos de interesse, que vai fazendo compra de votos”, sublinhou.

Já a visão da Iniciativa Liberal é completamente “oposta”, visto que “tem o crescimento económico no centro de ação política”.

Rui Rocha falou das promessas do primeiro-ministro “umas não cumpridas e outras que, quando se tentam cumprir estragam mais, do que trazem de bom”, como por exemplo o pacote Mais Habitação.

“O que António Costa está a fazer é estragar mais. Não é Mais Habitação, não é mais soluções”, acrescentou.

O Conselho Nacional da IL está reunido em Coimbra e tem na agenda, entre outros pontos, a decisão sobre a data da convenção estatutária do partido, que se saberá no final da tarde de hoje.

Os conselheiros vão também debater sobre fiscalidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE