Política

Iniciativa Liberal pergunta a António Costa se sugeriu que Procuradora-Geral da República fosse recebida por Marcelo Rebelo de Sousa

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 meses atrás em 21-11-2023

O presidente da IL desafiou hoje o primeiro-ministro a esclarecer se foi sua a sugestão para o encontro entre o Presidente da República e a procuradora-geral da República no dia em que apresentou a sua demissão.

PUBLICIDADE

Numa declaração aos jornalistas no parlamento, Rui Rocha anunciou o envio da pergunta ao primeiro-ministro, através do parlamento, com o objetivo de esclarecer as dúvidas sobre este encontro no Palácio de Belém em 07 de novembro depois de “versões desencontradas e troca de galhardetes entre órgãos de soberania”.

“O senhor primeiro-ministro sugeriu ou não ao senhor Presidente da República que a senhora procuradora-geral da República se deslocasse ao Palácio de Belém”, questionou.

PUBLICIDADE

Em caso de resposta afirmativa, os liberais pretendem que António Costa esclareça qual o objetivo de António Costa com esta sugestão.

Considerando que é preciso “preservar as instituições”, Rui Rocha sublinhou que há versões contraditórias sobre este tema e é preciso clarificar este ponto, sendo esta pergunta da IL o “momento e a oportunidade para o senhor primeiro-ministro não andar a fazer comentários ou a mandar indiretas”, mas sim “responder com clareza”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Ou o senhor primeiro-ministro aproveita esta oportunidade para esclarecer o que fez ou o que não fez ou então teremos que tomar como boa a versão do Presidente da República e de um conselheiro de estado”, enfatizou.

A semana passada, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que se reuniu com a procuradora-geral da República no dia da demissão do primeiro-ministro a pedido de António Costa, referindo que o próprio chefe de Governo já tinha esclarecido isso.

Dois dias depois, António Costa afirmou não se recordar de ter falado publicamente sobre a sugestão de chamar ao Palácio de Belém a procuradora-geral da República e salientou que nunca transmite por heterónimos conversas com o Presidente da República.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE