Política

Iniciativa Liberal diz que objetivo de primeiro-ministro foi “atirar para baixo do comboio” Diogo Lacerda e Vítor Escária

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 12-11-2023

O líder da IL defendeu hoje que o país não pode estar entregue a António Costa mais cinco meses, acusando o primeiro-ministro de ter tentado “distrair as atenções” e “atirar para baixo do comboio” Lacerda Machado e Vítor Escária.

PUBLICIDADE

Na intervenção de abertura do Conselho Nacional da IL que decorre hoje em Lisboa, Rui Rocha dedicou boa parte da sua intervenção à atual crise política com duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e à sua declaração ao país no sábado à noite.

O presidente liberal acusou António Costa de “usar a sua posição” de primeiro-ministro para fazer aquela declaração, o que demonstra que país não pode estar entregue “mais cinco meses” ao atual chefe do executivo.

PUBLICIDADE

Para Rui Rocha, “além de distrair atenções”, o primeiro-ministro tinha outros objetivos, entre os quais “atirar para baixo do comboio” Lacerda Machado e Vitor Escária, numa tentativa de se desligar destes dois atores desta investigação.

“Havia um primeiro objetivo do primeiro-ministro e não era falar de investimento estrangeiro. Era – desculpem-se a expressão mas eu não encontro outra que descreva melhor – atirar para baixo do comboio Lacerda Machado e Escária”, disse.

PUBLICIDADE

publicidade

Na opinião do líder da IL, todos percebem que António Costa tinha que se demitir independentemente do parágrafo do comunicado do Ministério Público.

Segundo Rui Rocha, António Costa no sábado à noite “estava a falar para os investigadores, não era para os investidores”, naquilo que considerou ser um “ato gravíssimo de interferência da investigação que está em curso e um desrespeito pela separação de poderes”.

O primeiro-ministro afirmou no sábado à noite que o dinheiro encontrado em envelopes no escritório do seu ex-chefe de gabinete Vítor Escária lhe suscitou mágoa pela confiança traída, envergonhou-o e pediu desculpa aos portugueses.

Na mesma declaração, afirmou que um primeiro-ministro não tem amigos e frisou que o advogado Lacerda Machado nunca atuou com o seu mandato no projeto para a construção do Data Center de Sines.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE