Política

Iniciativa Liberal defende dissolução da Assembleia da República e a convocação de eleições

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 07-11-2023

 O presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, defendeu hoje “não há outra solução” sem ser a dissolução da Assembleia da República e a convocação de eleições, na sequência da demissão do primeiro-ministro, António Costa.

PUBLICIDADE

“Creio que não há outra solução neste momento que não seja a dissolução [do parlamento] e eleições para que os portugueses possam pronunciar-se sobre a nova constituição da Assembleia da República e um novo Governo”, declarou Rui Rocha.

Na opinião do líder da IL, “não havia nenhuma condição” para António Costa continuar em funções.

PUBLICIDADE

“Hoje não é apenas o fim político de António Costa como primeiro-ministro, é também o fim de uma solução para o país que não funcionava”, defendeu Rui Rocha, que quis deixar “uma nota de enorme tranquilidade aos portugueses e de enorme confiança”.

O primeiro-ministro anunciou hoje que apresentou a sua demissão ao Presidente da República após o Ministério Público revelar que é alvo de investigação autónoma do Supremo Tribunal de Justiça sobre projetos de lítio e hidrogénio.

PUBLICIDADE

publicidade

Na fase de respostas aos jornalistas, António Costa anunciou que o Presidente da República aceitou a sua demissão e que não vai recandidatar-se ao cargo se o chefe de Estado convocar eleições legislativas antecipadas.

Numa nota oficial, o Presidente da República já informou que aceitou a demissão de António Costa do cargo de primeiro-ministro e convocou os partidos com assento parlamentar para quarta-feira e o Conselho de Estado para quinta-feira e falará ao país a seguir.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE