Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra-Viseu pelo Norte ou pelo Sul?

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 30-05-2017

A Infraestruturas de Portugal (IP) solicitou uma reunião com o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, para apresentar os dois traçados que estão a equacionar para a futura autoestrada Coimbra-Viseu.

PUBLICIDADE

unnamed (23)

Em comunicado enviado a NDC, a CMC adianta que “o grupo liderado pelo diretor da IP, António Rodrigues – que se fez acompanhar de mais três elementos da IP e dois técnicos da empresa projetista -, colocou hoje, em cima da mesa, duas alternativas de traçado: a hipótese norte, que na zona de Coimbra é praticamente paralela ao traçado do IP3 e a hipótese sul, que faz a ligação ao nó de Ceira do IC3/A13. Em ambos os traçados, o atual IP3 mantém-se sem portagens.

PUBLICIDADE

publicidade

Perante o que ouviu, Manuel Machado pediu para que não se ligasse o “complicómetro” e insistiu na urgência da rápida construção da futura autoestrada Coimbra-Viseu e na também premente necessidade de melhorar as condições de segurança do IP3, que considera “uma vergonha”. “A ligação entre Coimbra e Viseu por autoestrada é essencial; sentimos vergonha, sentimos remorsos por não termos feito uma coisa revolucionária para que as pessoas não perdessem lá a vida [no IP3]”, apontou Manuel Machado.

“O importante é que se faça a autoestrada. Com portagem ou sem portagem, eu preferia que fosse sem, mas, do que se conhece, se tiver que ser portajada, tem de ser, mas que se faça”, insistiu o presidente da CMC, que defende a adoção de uma “solução [construtiva e de traçado] de menor custo; não é o baratinho, é o menor custo”.

PUBLICIDADE

unnamed (24)

Por seu turno, António Rodrigues informou que serão enviadas propostas mais detalhadas às câmaras municipais abrangidas pelo futuro traçado para que estas, posteriormente, informem sobre as condicionantes existentes no terreno.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com