Exposições

Exposta influência dos Carmelitas Descalços na construção da Mata do Bussaco

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 21-12-2016

A Fundação Mata do Bussaco inaugurou, hoje, dia 21 de dezembro, a exposição “A Influência dos Carmelitas Descalços na construção da Mata do Bussaco”, que estará patente ao público, de forma permanente, no Convento de Santa Cruz, na Mata Nacional do Bussaco (Luso, Mealhada).

PUBLICIDADE

unnamed-19

A referida exposição, que foi oferecida pela Fundação Luso, presidida por Nuno Pinto de Magalhães, à Fundação Mata do Bussaco, presidida por António Gravato, tem como principal objetivo dar a conhecer a influência que os Carmelitas Descalços tiveram na plantação e edificação da Mata do Bussaco e o contributo singular na criação de um legado patrimonial único, de que todos hoje podemos usufruir.

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que a Ordem dos Carmelitas Descalços foi fundada conjuntamente por Santa Teresa de Jesus e João da Cruz, chegando a Portugal em 1581.

É no seguimento da autonomização da província portuguesa dos Carmelitas Descalços que surge, por imposição das constituições da ordem, a necessidade de instituição de um “Deserto” – local de retiro que facilitava a estes religiosos a vivência espiritual em comunidade e, também, em eremitérios.

PUBLICIDADE

Em 1628 é constituído o “Deserto dos Carmelitas Descalços do Bussaco” onde, durante mais de dois séculos, estes frades permaneceram em regime de clausura. Aqui edificaram um vasto património que inclui capelas e ermidas, fontes, o convento e uma via-sacra única no mundo à escala de Jerusalém, contribuindo, também, de forma bastante significativa, para a criação da majestosa floresta do Bussaco que hoje podemos contemplar.

unnamed-20

 A exposição estará patente ao público nos mesmos horários de funcionamento do Convento de Santa Cruz e com as mesmas condições de acesso: das 9h às 13h e das 14h às 17h; adulto: 2€, crianças dos 7 aos 12 anos de idade: 1€

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE