Política

Inflação superior a 10%. PS defende que é preciso esperar pelos dados do final deste ano

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 28-10-2022

O líder parlamentar do PS defendeu hoje que é preciso esperar pelo final do ano para se retirar melhores conclusões sobre a evolução da inflação, apontando que este fenómeno começou a ter impacto no último trimestre de 2021.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Esta posição foi assumida por Eurico Brilhante Dias em conferência de imprensa, no parlamento, depois de confrontado com os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a inflação em Portugal.

PUBLICIDADE

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 10,2% em outubro, face aos 9,28% de setembro, atingindo o máximo desde maio de 1992.

“Veremos como se vai comportar a inflação nos últimos meses deste ano. Estando nós em outubro, o valor em referencial não tem ainda o último trimestre do ano”, começou por observar o presidente do Grupo Parlamentar do PS.

Eurico Brilhante Dias indicou então que o fenómeno relativo à aceleração da inflação começou antes da intervenção militar russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

“Em particular, acelerou no último trimestre de 2021. Por isso, temos de esperar, olhar com atenção, para o comportamento dos preços até 31 de dezembro deste ano”, alegou.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE