Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Economia

Inflação desce para 8,3% em janeiro

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 31-01-2023

A taxa de inflação terá desacelerado, pelo terceiro mês consecutivo, para 8,3% em janeiro, de acordo com a estimativa divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta terça-feira. 

PUBLICIDADE

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído, pelo terceiro mês consecutivo, para 8,3% em janeiro de 2023, taxa inferior em 1,3 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”, pode ler-se no relatório do INE.

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 7,0% (7,3% no mês precedente).

PUBLICIDADE

publicidade

“A principal contribuição para a desaceleração do IPC foi dada pelo índice relativo aos produtos energéticos, estimando-se que a respetiva taxa de variação homóloga terá diminuído, também pela terceira vez consecutiva, para 6,8% (20,8% no mês anterior), destacando-se a diminuição de preços da eletricidade”, pode ler-se.

Pelo contrário, o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá acelerado para uma variação de 18,5% (17,6% em dezembro).

PUBLICIDADE

Comparativamente com o mês anterior, a variação do IPC terá sido -0,9% (-0,3% em dezembro e 0,3% em janeiro de 2022).

Estima-se uma variação média nos últimos doze meses de 8,2% (7,8% no mês anterior).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 8,6% (9,8% no mês precedente).

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de janeiro de 2023 serão publicados no próximo dia 10 de fevereiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com