O incêndio que deflagrou no sábado em Ponte da Barca, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), alastrou na manhã de hoje ao concelho vizinho de Terras de Bouro, no distrito de Braga, indicou fonte da Proteção Civil.
Em declarações à agência Lusa, pelas 11:40, o comandante Marco Domingues, do comando sub-regional do Ave, disse que o fogo entrou na manhã de hoje no concelho de Terras de Bouro, acrescentando que os meios estão no terreno a combater as chamas e a fazer proteção no sentido de impedir que o incêndio chegue a algumas localidades de Terras de Bouro, em pleno PNPG.
PUBLICIDADE
O presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, indicou à Lusa que o incêndio segue na direção das localidades de Coutelo, Vergaço e Cortinhas.
Segundo o comandante Marco Domingues, “os meios estão espalhados pelo perímetro, num momento crucial” das operações, esperando que o incêndio “não progrida muito mais” para o concelho de Terras de Bouro, apesar de durante a tarde haver previsão de ventos.
“Estamos no terreno a tentar conseguir controlar a situação. Durante a tarde poderemos ter algumas surpresas desagradáveis devido à meteorologia”, alertou este operacional.
Também o presidente da Câmara de Ponte da Barca pediu hoje ajuda com reforço de meios aéreos para “salvar” a aldeia de Germil, no PNPG, em risco de “ficar cercada” pelo fogo.
“As chamas estão a 300 metros da aldeia. Se não houver reforço de meios aéreos a aldeia vai ficar cercada pelas chamas”, afirmou à Lusa Augusto Marinho.
O autarca social-democrata adiantou que a população “ainda não foi retirada da aldeia porque os bombeiros estão a avaliar todas as possibilidades”.
De acordo com o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 12:00, o fogo que deflagrou no sábado em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês mobilizava 382 operacionais, apoiados por 124 viaturas e cinco meios aéreos.
O PNPG abrange os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), Viana do Castelo (concelho de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (concelho de Montalegre), numa área total de cerca de 70.290 hectares.
PUBLICIDADE