Saúde

Infarmed alerta para risco de doses incorretas em tratamento da diabetes

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 19-12-2025

O Infarmed alertou esta sexta-feira para o risco de administração incorreta dos comprimidos Rybelsus, usados no tratamento da diabetes, devido à introdução de uma nova formulação no mercado nacional.

PUBLICIDADE

publicidade

A nova versão do medicamento contém semaglutido administrado por via oral, mas com maior biodisponibilidade, ou seja, uma proporção mais elevada da substância ativa é absorvida pelo organismo. Isto significa que são necessárias doses mais baixas para alcançar o mesmo efeito terapêutico da formulação anterior, informou a INFARMED.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante o período em que ambas as versões coexistirem no mercado, existe o risco de confusão na dosagem, que pode levar à ocorrência de efeitos indesejáveis. O Infarmed garante, no entanto, que a nova formulação mantém a mesma eficácia e segurança e que a forma de administração permanece inalterada.

Os comprimidos antigos de 3 mg, 7 mg e 14 mg estão a ser substituídos por uma nova formulação com 1,5 mg, 4 mg e 9 mg, respetivamente, devido à maior absorção do fármaco. Esta alteração significa que, se administradas incorretamente, podem ocorrer sobredosagens, com risco de efeitos gastrointestinais, como náuseas, vómitos e diarreia.

Para minimizar estes riscos, será enviada uma comunicação aos profissionais de saúde, orientando-os a informar os doentes sobre a mudança de formulação e de dosagem. As diferenças entre as versões antigas e novas estarão também visíveis nas embalagens.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE