Autárquicas

Inês Tafula propõe medidas para atrair empresas a Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-09-2021

A cabeça de lista da coligação “Coimbra é Capital” (PDR/MPT) Inês Tafula pretende reindustrializar Coimbra, com medidas para impulsionar a fixação de empresas no concelho.

PUBLICIDADE

“Coimbra perdeu a sua indústria nos últimos anos, por isso queremos voltar a colocar Coimbra no sítio que lhe compete, na área da industrialização e de empreendedorismo”, disse hoje a candidata à agência Lusa.

Inês Tafula considera que as câmaras municipais devem ser “agilizadoras e que permitam a desburocratização rigorosa e rápida dos processos, e não um interlocutor burocrático e que seja lento e ineficaz, como é o caso, que se tem verificado nos últimos anos, através da Câmara Municipal de Coimbra”.

PUBLICIDADE

Caso seja eleita, a candidata pretende criar um “contexto fiscal e administrativo atrativo”, através de medidas autárquicas.

“Medidas de fiscalidade municipal que incentive e fomente proativamente a atração de investimento”, bem como a criação de mais postos de trabalho em rede, por exemplo, “aliados ao Centro de Emprego de Coimbra (IFP)”.

PUBLICIDADE

No seu programa eleitoral, uma das prioridades passa pela criação de “concursos para empresários e jovens empresários de empresas tecnológicas e criativas” em parceria com a “associação comercial e industrial, para que rapidamente consigam ocupar as instalações abandonadas ou desocupadas e a sua requalificação, como no [parque tecnológico] Iparque”.

A coligação “Coimbra é Capital” tem previstas estratégicas atender a todas as necessidades dos empresários de forma rápida e desburocratizada.

“Propomos a criação da ’Coimbra Companys Management’ que seja, uma agência para atendimento e gestão de processos internos relacionados com micro, médias e macro empresas”, sublinhou.

De acordo com a candidata, a agência ’Coimbra Companys Management’, terá um “gabinete de apoio e atendimento aos jovens empresários”, para esclarecimentos sobre apoios, subsídios e fundos europeus para a criação de empresas.

Nesta agência será prestado o serviço ’Companys Management Ativo’ que servirá designadamente para desburocratização processual, procura e concentração de soluções e parcerias, entre outras.

Dentro deste serviço, existem várias iniciativas, nomeadamente o “Coimbra Investe”, “Coimbra Capital+”, “Jovem Capital+”, “Coimbra Capital + Empresas”, vocacionados para desenvolver o empreendedorismo e captação de investimento.

Nas eleições marcadas para dia 26 de setembro concorrem à Câmara Municipal de Coimbra Manuel Machado (PS), José Manuel Silva (Juntos Somos Coimbra – PSD/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/RIR /Aliança), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Miguel Ângelo Marques (Chega), Filipe Reis (PAN), Inês Tafula (PDR/MPT), Francisco Queirós (CDU) e Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE