INEM renova ambulância dos Bombeiros de Oliveira do Hospital

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 31-10-2017

A cerimónia de assinatura do protocolo tem lugar no dia 31 de outubro, pelas 16:00, na sede da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital. É presidida pelo Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

PUBLICIDADE

ambulância oliveira do hospital

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital assinam no dia 31 de outubro um protocolo que se destina a renovar a Ambulância do INEM ao serviço desta Associação.

PUBLICIDADE

O objetivo do acordo é melhorar as condições de operacionalidade do Sistema Integrado de Emergência Médica e reforçar a capacidade de resposta aos pedidos de ajuda recebidos através doNúmero Europeu de Emergência – 112.

A Ambulância do INEM ao serviço da Associação de Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital ficou seriamente afetada na sequência dos incêndios florestais de outubro, tendo o INEM decidido avançar desde já com a substituição da viatura. De acordo com o Plano de Renovação da Frota PEM do INEM, a substituição da Ambulância afeta aos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital encontrava-se prevista para 2018.

PUBLICIDADE

publicidade

Os PEM funcionam em Corpos de Bombeiros ou Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa que têm protocolo com o INEM para dar resposta a emergências médicas pré-hospitalares. Para o efeito dispõem de uma ambulância de socorro do Instituto, disponível 24 horas por dia para atender aos pedidos de ajuda de quem liga 112.

Em 2017, o INEM procedeu já à assinatura de 39 protocolos com Corpos de Bombeiros para a aquisição de outras tantas ambulâncias de socorro, substituindo as ambulâncias mais antigas. O INEM investe assim, em 2017, mais de dois milhões de euros na frota PEM, subsidiando a 100% a aquisição destas ambulâncias e respetivo equipamento. 

O plano do INEM para a renovação da frota de ambulâncias dos PEM prevê ainda que se proceda à substituição de 75 ambulâncias em cada ano entre 2018 e 2021, altura em que a frota de ambulâncias se encontrará totalmente renovada. O INEM pagará uma verba de 50 mil euros para a aquisição, manutenção e seguro de cada uma das ambulâncias. E a partir do primeiro ano de vida vai igualmente subsidiar as despesas de manutenção, reparações e seguro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE