Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

INEM cria ‘meme’ viral de Neymar para combater chamadas falsas para o 112!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 07-07-2018

 O Instituto Nacional de Emergência Médica recorreu a um ‘meme’ para combater as chamadas falsas, usando uma imagem do avançado brasileiro Neymar em suposta simulação de falta numa campanha para recordar que não se devem fingir emergências.

PUBLICIDADE

Publicada hoje no perfil do INEM na rede social Facebook, a imagem de Neymar caído, com cara de sofrimento e mão levantada a reclamar falta, é acompanhada de uma legenda em que se diz que “75,8% das chamadas para o 112 também não são emergência”

PUBLICIDADE

publicidade

Em comunicado, “o INEM estima que os seus CODU [Centros de Orientação de Doentes Urgentes] recebam por ano cerca de 20.000 ‘chamadas falsas’ que originam o acionamento de perto de 7.500 meios de emergência”.
Além disso, aparecem cada vez mais “falsas emergências” (207 por dia em 2017), em que o caso comunicado não é uma emergência médica e se resolve recorrendo à linha SNS24.

“No que diz respeito à saúde [o 112] só deve ser utilizado em situações de risco de vida ou situações em que esteja em causa uma função vital da vítima”, esclarece a instituição.

PUBLICIDADE

A publicação do INEM no Facebook foi partilhada por mais de 12 ooo pessoas!

O INEM explica o recurso à imagem no Facebook afirmando que “as pessoas se identificam muito com esta forma de comunicar”, relacionando “temas da atualidade e/ou do interesse do público”.

No caso, Neymar é usado pela sua reputação de simular faltas ou de parecer exagerar nas queixas quando é derrubado, o que lhe valeu críticas de várias personalidades do futebol, incluindo o selecionador mexicano, Juan Carlos Osorio, que acusou o brasileiro de “palhaçadas” em campo, desperdiçando o tempo que há para jogar.

Da imagem criada para se tornar viral, há uma referência da agência de notícias francesa France Press à “forma original” como o INEM chamou a atenção para o uso abusivo do número de emergência europeu.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com