Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

CHUC

Inédito: CHUC realizou implantação de uma prótese vascular destinada ao tratamento do arco aórtico e da aorta torácica

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 29-06-2022

O Serviço de Cirurgia Cardiotorácica e Transplantação de Órgãos Torácicos (CCTOT) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou, pela primeira vez, a implantação de uma prótese vascular destinada ao tratamento do arco aórtico e da aorta torácica.

PUBLICIDADE

A intervenção cirúrgica foi realizada pela equipa do Serviço de CCTOT-CHUC, num doente de 67 anos, com dissecção crónica da aorta ascendente, arco aórtico e aorta torácica descendente. O procedimento foi efetuado em estreita colaboração com o cirurgião cardíaco Juan José Legarra, diretor do serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital Álvaro Cunqueiro, Vigo-Espanha. 

O Diretor do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica e Transplantação de Órgãos Torácicos do CHUC, David Prieto,  descreve que “a intervenção consistiu na implantação da prótese híbrida Evita OPEN-NEO® que permitiu a substituição de toda a aorta ascendente e arco aórtico, bem como remodelagem da aorta torácica descendente. O procedimento e o internamento do doente decorreram sem intercorrências com alta clínica ao oitavo dia.” 

Adianta ainda que “esta nova opção terapêutica tem como objetivo dotar a Região Centro da capacidade para o tratamento agudo/crónico das patologias de toda a aorta torácica, tais como aneurismas e dissecções da aorta torácica.” 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com