Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Restaurantes

Indo eu … indo eu… comer um Rancho à Moda de Viseu!

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 31-10-2022

Em 2022, a Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV), em parceria com o Município de Viseu, o Regimento de Infantaria Nº14 e a CVR Dão, voltam a promover a tradicional Rota do Rancho.

PUBLICIDADE

Na próxima quinta-feira, 3 de novembro, realiza-se a apresentação oficial da iniciativa, pelas 18 horas, na sede da Associação Comercial do Distrito de Viseu, na Rua da Paz. O momento contará ainda com uma degustação de Rancho à Moda de Viseu, acompanhado de vinhos do Dão, pelas 19 horas. O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, marcará presença na iniciativa.

De 11 a 13 de novembro, o conceituado prato tradicional de Viseu terá um lugar especial nas ementas de diversos restaurantes do concelho, que convidam viseenses, visitantes e turistas à degustação desta iguaria típica da região, sem esquecer o acompanhamento à mesa dos belos vinhos do Dão.

Este ano, a iniciativa regista uma adesão recorde de estabelecimentos de restauração – 52 no total.

Reza a história que este famoso prato viseense nasceu em tempos agitados da guerra entre liberais e absolutistas, no Regimento de Infantaria Nº14. Nessa altura, a urgência em garantir a alimentação dos soldados levou o cozinheiro a elaborar um prato com todos os ingredientes que se encontravam à disposição. Da carne de galinha, porco e vaca, dos enchidos, grão-de-bico, batatas, macarrão e couves surgiu uma comida encorpada e calórica que garantiu a resistência dos militares sob as adversidades bélicas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com