Mundo

Índia declara alerta vermelho num estado do sul antes da chegada de ciclone

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 meses atrás em 04-12-2023

O Departamento Meteorológico da Índia colocou hoje vários distritos do estado de Andhra Pradesh, no sul do país, em alerta vermelho pela ameaça de fortes chuvas, antes da chegada do ciclone Michaung.

PUBLICIDADE

O ciclone encontra-se atualmente a cerca de 110 quilómetros da costa, com ventos sustentados de 80 a 90 quilómetros por hora, declarou o departamento em comunicado.

Nas próximas horas, as autoridades esperam que o ciclone continue a ganhar força para atingir rajadas de 110 quilómetros por hora, passando à categoria de “tempestade ciclónica severa”.

PUBLICIDADE

O Departamento Meteorológico da Índia prevê que o ciclone atinja a costa de Andhra Pradesh na madrugada de terça-feira, entre as cidades de Nellore e Machilipatnam, e declarou alerta vermelho em vários distritos da região e no estado de Tamil Nadu, devido aos ventos fortes e à precipitação.

O diretor da Autoridade de Gestão de Catástrofes de Andhra Pradesh alertou que algumas partes do estado vão registar chuvas fortes ao longo do dia e apelou aos pescadores para permanecerem no porto, de acordo com um comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

A passagem de ciclones é comum ao longo da costa indiana. Em junho, o Biparjoy causou pelo menos dois mortos no noroeste da Índia, enquanto o Tauktae, um dos mais violentos a atingir a costa oeste do país asiático nos últimos anos, provocou pelo menos 145 mortos em 2021.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE