Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Economia

Incubadora Social de Emprego criada em Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 22-02-2022

A CoimbraMaisFuturo criou uma Incubadora Social de Emprego, no âmbito do Programa ATIVAR.PT, e perante um desafio do IEFP, IP – Instituto do Emprego e Formação Profissional. Trata-se de uma iniciativa piloto com o objetivo fundamental de promover a inserção profissional dos desempregados. A primeira equipa de procura de emprego arrancou formalmente esta terça-feira com uma sessão na Escola Superior Agrária de Coimbra. 

PUBLICIDADE

 Trata-se de uma iniciativa piloto, inspirada no modelo espanhol das “Lanzaderas de Empelo” da Fundação Santa Maria la Real. A iniciativa carateriza-se por “uma intervenção de grande proximidade ao território e assenta em equipas de procura de emprego constituídas por grupos de 20 desempregados orientados por um mentor para a procura ativa de emprego, durante um período não superior a cinco meses”, explicou ao Notícias de Coimbra António Alberto Costa, delegado regional do IEFP. 

Estas equipas adotam “práticas colaborativas que conciliam técnicas de procura de emprego ajustadas às dinâmicas do mercado laboral”. O processo, participado de forma voluntária, assenta também no “desenvolvimento de competências pessoais, sociais e digitais”, referiu Regina Pinto, responsável da CoimbraMaisFuturo, uma associação de desenvolvimento local, sediada em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

A Incubadora Social de Emprego é financiada pelo IEFP e a primeira equipa de Coimbra conta com 14 mulheres e seis homens, com idades compreendidas entre os 24 e os 54 anos. “Este á um grupo bastante heterogéneo relativamente à sua formação, contando com pessoas com o ensino básico, com o 12º ano, licenciatura, mestrado e até frequência em doutoramento, em áreas tão diversas como a medicina veterinária, agronomia, produção florestal, multimédia, entre outros, detalhou Regina Pinto. Os participantes são todos do concelho de Coimbra à exceção de um que é da Mealhada. 

Está prevista a constituição de uma segunda equipa de procura de emprego no segundo semestre deste ano, com desempregados inscritos no IEFP Coimbra. Este modelo está a ser implementado um pouco por todo o país, numa fase ainda experimental. 

PUBLICIDADE

 

 Veja o direto NDC com António Alberto Costa, delegado regional do IEFP:

 

Veja o direto NDC com Regina Pinto, responsável da CoimbraMaisFuturo:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com