Economia

Incubadora do IPN em parceria de inovação África-Europa

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 01-10-2019

A Incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN) é uma das dez incubadoras europeias convidadas pela Comissão Europeia para participar no grupo fundador da Africa-Europe Innovation Partnership, uma parceria de inovação que vai conectar incubadoras e aceleradoras de base tecnológica de elevada performance de vários países de África e da Europa.

PUBLICIDADE

Esta iniciativa visa criar sinergias entre os ecossistemas de inovação de ambos os espaços económicos, promovendo a exploração de oportunidades de parcerias mutuamente benéficas, que resultem em colaboração, intercâmbio e crescimento.

O grande objetivo da Africa-Europe Innovation Partnership é fortalecer a parceria global África-Europa através de novos atores e testar outros modelos para apoiar a cooperação entre os dois continentes na área da inovação. Para aproveitar os benefícios da inovação, tecnologia e investigação, esta iniciativa visa também explorar os desafios compartilhados no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, as oportunidades de transferência de tecnologia e a participação africana em programas abertos da União Europeia (UE) como o H2020.

PUBLICIDADE

publicidade

As atividades de parceria incluem a conexão de incubadoras e aceleradoras da UE e de África por meio de ações de transferência de rede e tecnologia para apoiar aplicações ‘próximas ao mercado’ de novos produtos e serviços, além de capacitação para melhorar o acesso ao financiamento para empreendedores e inovadores africanos.

Paulo Santos, Diretor Executivo da Incubadora e Aceleradora do IPN, participou nos trabalhos do evento de lançamento da iniciativa, ocorrido em Nairobi, Quênia, nos passados dias 12 e 13 de setembro, organizado pela Direção Geral de Investigação e Inovação da Comissão Europeia. Estiveram também presentes Maria Cristina Russo, Diretora de Cooperação Internacional da Comissão Europeia, Simon Mordue, recém nomeado Chefe da Delegação da UE no Quénia, e Sandra Kramer, Diretora de Relações UE-UA.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE