Empresas

Incubadora do Instituto Pedro Nunes presta apoio técnico ao Egito e à Jordânia

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 27-02-2023

A Incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN Incubadora) vai participar, em 2023, no Programa de Apoio à Inovação (Innovation Support Programme – ISP). Financiado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) ao abrigo da Iniciativa de Resiliência Económica (ERI), este programa de assistência técnica visa apoiar os setores público e privado, bem como os intermediários financeiros, através de instituições de referência na Europa. Além disto, o programa pretende o desenvolvimento de capacidades, e a identificação, preparação e implementação de projetos colaborativos com os países vizinhos do Sul (ISP – Southern Neighbourhood) que contemplam a Argélia, o Egipto, Israel, Jordânia, Líbano, Líbia, Marrocos, Palestina, Síria e Tunísia. Os beneficiários deste programa são as incubadoras regionais, parques científicos e tecnológicos e outras organizações semelhantes, localizadas nestes países, assim como os respetivos empreendedores e startups instaladas.

PUBLICIDADE

As atividades a desenvolver ao longo do ano incidem em dois programas de geminação (twinning) com a incubadora mais importante do Egito, Cultiv, no Cairo, e da Jordânia, Jordan Start, na cidade de Irbid, ambas beneficiárias de diversos apoios do Banco Europeu de Investimento. 

Paulo Santos, Diretor de Incubação e Aceleração do IPN, Ana Seguro, Coordenadora de Incubação, e Jorge Pimenta, Diretor de Inovação, participaram, na semana de 10 a 17 de fevereiro, nas primeiras visitas técnicas à Cultiv e à Jordan Start, onde tiveram a oportunidade de conectar com os  representantes de algumas das empresas incubadas.

PUBLICIDADE

Neste primeiro encontro presencial, foi possível diagnosticar e identificar algumas áreas específicas de colaboração que serão desenvolvidas durante o programa como, por exemplo, processos e metodologias de incubação e aceleração, propriedade intelectual e transferência de tecnologia, modelo de negócio e sustentabilidade, softlanding cruzado de startups, acesso a capital de risco, construção de redes e parcerias internacionais.

Durante 2023, estão previstas novas visitas de equipas técnicas da IPN Incubadora à Cultiv e à Jordan Start, bem como destas e de algumas das empresas incubadas ao IPN e IPN Incubadora para consolidação do processo de geminação e identificação de novas áreas de colaboração.

PUBLICIDADE

publicidade

Os resultados esperados do ISP-SN incluem o reforço da capacidade das incubadoras beneficiárias e do pessoal especializado em ciência/tecnologia e empreendedores residentes, a prestação de novos serviços de apoio a startups, o aumento do número de empresas startups em setores de alta tecnologia e a sua preparação para levantar rondas de investimento e criação de empregos altamente qualificados. O impacto mais amplo será a criação de uma base para a construção de um ecossistema de inovação mais dinâmico em toda a região.

O Innovation Support Programme for The Southern Neighbourhood é uma iniciativa do Banco Europeu de Investimento (BEI), intermediada pela INTEGRATION International Management Consultants GmbH, de Frankfurt, Alemanha.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE