Economia

Incubadas do Instituto Pedro Nunes captam 400 mil euros da Portugal Ventures

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 21-09-2023

As empresas Ineye Pharma, Twevo, TIMEUP e Azulfy, incubadas no Instituto Pedro Nunes (IPN), vão receber cada uma 100 mil euros de investimento em ronda pre-seed para acelerar o seu processo de desenvolvimento no âmbito do programa Call Innov-ID da Portugal Ventures. Das sete empresas selecionadas pela Portugal Ventures nesta call, mais de metade são do ecossistema do IPN.

PUBLICIDADE

O programa Call Innov-ID foi criado pela Portugal Ventures, sociedade de capital de risco do Grupo Banco Português de Fomento, em parceria com a Agência Nacional de Inovação. O programa tem como objetivo potenciar projetos ou empresas em crescimento, numa fase inicial, para que tenham disponibilidade financeira e capitais próprios suficientes para se desenvolverem e gerarem novas rondas de capital.

A INEYE Pharma é uma startup focada no tratamento de doenças oculares, cuja tecnologia inovadora permite a administração controlada de fármacos no olho por vários meses, eliminando a necessidade do uso de gotas e aumentando a adesão à terapêutica por parte dos pacientes.

PUBLICIDADE

A Twevo é uma empresa tecnológica que fornece soluções de vídeo com Inteligência Artificial, para a monitorização do chão de fábrica, visando ajudar a indústria a aumentar produtividade e sustentabilidade.

A TIMEUP, spin-off desenvolvida no seio da Universidade de Coimbra, desenvolve um dispositivo de diagnóstico que monitoriza a urina de doentes por várias semanas, detetando a bactéria responsável por mais de 80% das infeções urinárias.

PUBLICIDADE

publicidade

A Azulfy trata-se de uma marca da Green Travel Spot, empresa incubada no ESA BIC Portugal, que é coordenado pelo IPN. A empresa fornece às Câmaras Municipais uma plataforma de gestão de eventos de poluição, que monitoriza diariamente a poluição na água, terra e ar dos respetivos territórios, através de imagens obtidas através de satélites em órbita, drones e câmaras de vídeo locais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE