Educação

Inclusão de fungos nas metas globais para a conservação da biodiversidade

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 23-07-2021

Uma carta publicada hoje na revista científica Science apela para que todos os fungos sejam incluídos nas metas globais para a conservação da biodiversidade, revela a Universidade de Coimbra (UC).

PUBLICIDADE

As metas globais para a conservação da biodiversidade vão ser aprovadas na Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP15), que irá decorrer em Kunming, na China, de 11 a 24 de outubro.

Liderada pela investigadora Susana C. Gonçalves, do Centre for Functional Ecology da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, a carta é dirigida “sobretudo às partes da Convenção sobre a Diversidade Biológica (https://www.cbd.int/) reunidas na COP15”, indica a UC, numa nota enviada hoje à agência Lusa.

PUBLICIDADE

publicidade

“Pretende-se que incluam explicitamente o Reino Fungi nos alvos designados através da inclusão do termo funga, substituindo em todos os documentos a expressão ‘fauna e flora’ por ‘fauna, flora e funga’”, sublinha Susana C. Gonçalves.

A carta hoje divulgada surge como reação a uma missiva anterior, também publicada na Science, defendendo “a inclusão dos chamados ‘macrofungos’ (fungos cujas estruturas reprodutoras são visíveis a olho nu, por exemplo cogumelos e trufas) nas metas globais de biodiversidade pós-2020”, explica, citada pela UC, Susana C. Gonçalves.

PUBLICIDADE

“Na nossa carta, enfatizamos a necessidade de incluir todos os fungos e providenciamos evidências de que os ‘microfungos’ merecem igual consideração”, sintetiza a investigadora.

“É chocante que apenas umas escassas 425 espécies, dos milhões de espécies de fungos que habitam o planeta, tenham sido avaliadas pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) para a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas”, pode ler-se na carta hoje publicada, que é assinada por mais três investigadores (da Bélgica, do Chile e dos EUA).

Os cientistas notam que, embora as pessoas associem os fungos aos cogumelos, na realidade, “a maioria dos fungos não produz estruturas reprodutivas visíveis a olho nu. Por exemplo, os fungos micorrízicos arbusculares são extremamente importantes: colonizam as raízes de 80% de todas as plantas, uma simbiose que ajudou as plantas a conquistarem a terra. Os bolores, tais como aqueles dos quais a penicilina foi isolada, são também microfungos. As leveduras Saccharomyces, que nos dão o pão, a cerveja e o vinho, são fungos unicelulares”.

“Os fungos suportam toda a vida na Terra”, alertam.

“A Science tem um enorme alcance. Por isso, esperamos que a publicação da carta faça com que muitas mais pessoas e organizações juntem a sua voz à nossa”, conclui a investigadora da UC.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE