Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Incêndios: Região de Coimbra Sempre Verde lança campanha de sensibilização

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 01-07-2019

 A Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra lançou hoje a campanha “Região de Coimbra Sempre Verde”, iniciativa destinada a sensibilizar a população dos seus 19 municípios para os comportamentos de risco no período crítico.

PUBLICIDADE

O cartaz da campanha foi afixado na Junta de Freguesia do Espinhal

A campanha, apresentada hoje de manhã na Quinta da Cerca, no Espinhal, concelho de Penela, distrito de Coimbra, consiste na distribuição de folhetos com as boas práticas a adotar pelas pessoas e na divulgação de vídeos nas redes sociais.

“As queimas são um dos maiores fatores de incêndios e as pessoas devem saber que há alternativas”, sublinhou o vice-presidente da CIM, Carlos Monteiro, salientando que a campanha é uma “tentativa de uniformizar comportamentos” nos 19 concelhos da região.

PUBLICIDADE

publicidade

Numa segunda fase, a partir de outubro, a iniciativa pretende ensinar “boas práticas de gestão florestal”, nomeadamente como fazer a gestão de faixas de gestão de combustível, acrescentou o também presidente do município da Figueira da Foz.

Orçada em 10 mil euros, com o lema “por uma região sem fogos”, a campanha é totalmente suportada pelo Fundo Recomeçar, financiado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para apoiar as vítimas dos grandes incêndios de 2017.

PUBLICIDADE

A campanha foi apresentada no Parque da Quinta da Cerca

Presente na cerimónia, o Comandante Distrital de Operações de Socorro, Carlos Luís Tavares, referiu que os “incêndios não se combatem, evitam-se”, salientando que todos os cidadãos “têm de perceber que se tem de evitar as situações de risco”.

Frisando que a sensibilização é muito importante, o presidente do município de Penela, anfitrião da cerimónia, alertou que é preciso perceber a arquitetura da Proteção Civil “para cada um saber o seu papel”.

“Sem planeamento e ordenamento florestal não é possível uma política eficaz de combate aos incêndios. É preciso planear e organizar melhor e depois estruturar”, sustentou o autarca Luís Matias.

A campanha tem a duração de um ano e, no final, segundo Carlos Monteiro, “é preciso avaliar o seu impacto”.

Nesta primeira fase, vão ser distribuídos, por cada um dos concelhos, cinco mil folhetos, que têm uma versão em inglês para sensibilizar os turistas, e afixados cartazes em edifícios públicos.

A CIM Região de Coimbra integra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Veja o vídeo do Direto NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com