Portugal
Incêndios: Proteção das habitações é prioridade de combate ao fogo em Seia

Imagem: Cantinho do Bombeiro
A prioridade dos operacionais envolvidos no combate ao incêndio que lavra desde hoje de manhã no concelho de Seia é a proteção das habitações devido à intensidade do vento, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
“Em toda a linha de frente de fogo a prioridade é a proteção das habitações devido à intensidade do vento que atinge rajadas de 40 quilómetros por hora”, precisou fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, esclarecendo que não há localidades evacuadas.
No entanto, a Câmara Municipal de Seia dá conta, através das redes sociais, que a orientação é para confinamento em todas as localidades da área afetada.
PUBLICIDADE
Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o incêndio em mato que começou às 10:30 na localidade de Sandomil, concelho de Seia, distrito da Guarda, mobiliza 495 operacionais apoiados por 144 veículos e 12 meios aéreos.
Numa publicação nas redes sociais, a Câmara Municipal de Seia escreve que “o incêndio que deflagrou esta manhã em Sandomil continua ativo e a mobilizar vários meios humanos e técnicos”, estando o vento forte e instável “a dificultar o combate e a tornar o comportamento das chamas imprevisível”.
Segundo a autarquia, estão cortadas e condicionadas ao trânsito as estradas municipais que ligam Corgas a Sandomil e entre Carragozela e Várzea, a Estrada Nacional 17, entre a Ponte de Santiago e Oliveira do Hospital e entre Santiago e Santa Eulália, a Estrada da Assamassa, entre S. Romão e Catraia de S. Romão, e os acessos a Vila Cova à Coelheira.
A autarquia recomenda à população para que se mantenha em alerta e acompanhe as indicações das autoridades, evite deslocações para a área afetada e respeite a sinalização e as ordens no terreno.
A Câmara de Seia refere ainda que está a ser preparada uma Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) no Pavilhão Padre Martinho para acolhimento noturno, caso venha a ser necessário.
PUBLICIDADE