Portugal

Incêndios: Pombal cria equipa multidisciplinar para fazer levantamento de prejuízos

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 19-07-2022

A Câmara Municipal de Pombal constituiu uma equipa multidisciplinar de acompanhamento e levantamento de prejuízos e danos provocados pelos incêndios rurais que atingiram este concelho do distrito de Leiria, onde arderam mais de mil hectares.

PUBLICIDADE

Segundo uma nota divulgada hoje pela autarquia, a equipa multidisciplinar é “composta por técnicos de várias unidades orgânicas da Câmara que irão avaliar, essencialmente, danos em estruturas edificadas, em produções agrícolas, em estruturas económicas, entre outras”.
A equipa, que integra técnicos da Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde, da Comissão de Vistorias, da Divisão de Obras Públicas, da Divisão de Obras Particulares, do Gabinete Técnico Florestal e do Serviço Municipal da Proteção Civil e da Junta de Freguesia de Abiul, percorrerá todo o território afetado pelos “violentos incêndios rurais que atingiram, na passada semana, uma vasta área da Freguesia de Abiul, abrangendo diversas povoações”.

Até ao momento, os serviços municipais apuraram uma área ardida superior a 1.086 hectares na Freguesia de Abiul. “Um número que carece, ainda, da devida validação, nomeadamente, por parte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e Guarda Nacional Republicana (GNR)”, adianta a mesma nota.

PUBLICIDADE

publicidade

“Reconhecendo a necessidade de se proceder à rápida reconstrução de habitações danificadas, algumas em situação inóspita, assim como o apoio a quem perdeu a sua fonte de rendimento, a Câmara Municipal, por diversos meios, procurará sensibilizar o Governo para a disponibilização de ajudas estatais, céleres, para o efeito”, sublinhou a autarquia, liderada por Pedro Pimpão (PSD).

O Município de Pombal pretende ainda, e em parceria com o ICNF, implementar “um programa piloto de Recuperação de Áreas Ardidas”, através de ações que “consistirão em programas específicos de reflorestação e recuperação do território afetado, podendo torná-lo mais resiliente”.

PUBLICIDADE

O incêndio deflagrou na freguesia de Abiul, em Vale da Pia, na sexta-feira, dia 08 de julho, pelas 14:50, e entrou em resolução na madrugada do dia 15 de julho.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE