Conecte-se connosco

Incêndio em Góis está dominado

Publicado

em

O fogo que desde sábado lavra em Góis, no distrito de Coimbra, foi dado como dominado hoje às 07:41, informou o comandante operacional, Carlos Tavares.

“A única frente ativa” do fogo que atingiu os concelhos de Góis, Pampilhosa da Serra e Arganil e que já só lavrava neste último município foi “dada como dominada às 07:41” de hoje, disse o comandante.

Ainda assim, os 1.010 operacionais apoiados por 284 meios terrestres, além de sete máquinas de rasto, vão permanecer no terreno.

“Há fortes possibilidades de reacendimentos”, justificou Carlos Tavares, referindo que esta região é propícia a este tipo de situações, nomeadamente por causa da orografia e das condições climatéricas, com muitos ventos, temperaturas elevadas e baixos índices de humidade.

“Não podemos aliviar” a intervenção e “há ainda muito trabalho pela frente”, destacou o comandante, admitindo o surgimento de novos focos de incêndio ao final de manhã, início da tarde, período no qual se prevê temperaturas relativamente elevadas e baixa humidade.

Também entraram em ação seis meios aéreos pesados, entre os quais “quatro aviões e dois helicópteros”, disse o responsável.

O comandante operacional indicou também que as pessoas deslocadas das aldeias evacuadas começam hoje a regressar às suas casas.

Carlos Luís Tavares não referiu, no entanto, se todas as pessoas deslocadas o poderão fazer já.

“Mais importante ainda” é que este processo seja “feito com toda a segurança” e “com tranquilidade”, sublinhou.

Foram evacuadas, ao todo, 27 aldeias, dos concelhos de Góis e de Pampilhosa da Serra, envolvendo um total de cerca 200 pessoas, das quais cinco já puderam regressar às suas casas.

Este incêndio, que flagrou sábado, destruiu uma área florestal na ordem dos 20 mil hectares, estimativa que, no entanto, carece ainda de avaliação rigorosa, adiantou Carlos Luís Tavares.

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade