Coimbra

Incêndio fecha (temporariamente) restaurante Solar do Bacalhau em Coimbra

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 58 minutos atrás em 17-12-2025

Um incêndio deflagrou na manhã desta quarta-feira, 17 de dezembro, na cozinha do restaurante Solar do Bacalhau, na Rua da Sota, na Baixa, tendo sido rapidamente combatido pelos próprios funcionários, antes da chegada dos meios de socorro.

O alerta foi dado às 10:35.

Em declarações no local, o chefe Mário Miranda, dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, explicou que se tratou de uma ocorrência controlada “quase à nascença”. “Aquilo tratou-se de um incêndio numa frigideira, na cozinha, e o incêndio foi combatido pelos próprios funcionários”, confirmou.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o responsável, quando os bombeiros chegaram ao local já não havia chamas ativas, tendo sido necessária apenas uma intervenção de segurança.

“Foi ventilar todo o espaço, visto que eles utilizaram vários extintores e havia muito fumo e também muito pó dos extintores”, explicou.

Devido à utilização de vários meios de combate ao fogo e à presença intensa de fumo, o restaurante irá permanecer encerrado durante o dia de hoje. “Precisa de limpeza em todo o edifício e na parte da cozinha também”, acrescentou.

Do incidente resultou um ferido ligeiro. “Há um funcionário que, quando estava a combater o incêndio, sofreu umas queimaduras numa mão e foi transportado, também por causa da inalação de fumos”, revelou.

Os danos registaram-se essencialmente na zona da cozinha, nomeadamente na área da frigideira e nos móveis envolventes. O incêndio terá ocorrido no início do turno de trabalho.

No local estiveram oito elementos dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, apoiados pelos Bombeiros Voluntários da cidade, a PSP e o INEM A via esteve temporariamente cortada, mas deverá ser reaberta assim que os meios de socorro abandonem o local.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE