Conecte-se connosco

Região

Incêndio em Poiares começou perto de casas (com vídeos)

Publicado

em

O incêndio, que deflagrou cerca das 15:00 desta segunda-feira, numa zona de mato no concelho de Vila Nova de Poiares, “começou relativamente perto de habitações, na aldeia de Valeiros das Hortas”, disse ao Notícias de Coimbra, no local, o comandante dos Bombeiros de Poiares  Luís Sousa. O fogo chegou a mobilizar mais de uma centena de bombeiros e três meios aéreos.

“O incêndio deflagrou com muita intensidade, com duas frentes ativas distintas, o que dificultou o nosso trabalho”, informou o responsável, frisando que o posto de abastecimento de combustível Alves Bandeira, em Vale de Vaz, na EN17, e as habitações da aldeia, onde as chamas deflagraram, preocuparam. No entanto, nunca houve “risco iminente”, salvaguardou.

Os meios concentraram-se nas bombas de gasolina, sob o comando de Luís Sousa. Foram saindo, em equipas, para diferentes zonas do incêndio onde era necessário o reforço de meios.

Já perto da aldeia de Valeiros das Hortas, o responsável chegou a pedir auxílio via rádio para os operacionais subirem até à povoação e ajudarem com mais água.
Luís Sousa explicou ao NDC que “o incêndio se propagou na floresta, essencialmente em mato e eucalipto” e “com o empenhamento dos operacionais, com a mobilização de meios que foi feita inclusive pelos meios aéreos às 17:00 estava dominado”.
Apesar disso, o intenso cheiro a fumo continuava a sentir-se na aldeia onde as chamas eclodiram, mas também por todo o concelho do distrito de Coimbra.
No combate às chamas estiveram 137 operacionais, apoiados por 25 viaturas e três meios aéreos.

Veja os diretos NDC:

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link