Primeira Página

Incêndio ativo e a evoluir com várias frentes em Arganil

Notícias de Coimbra | 17 minutos atrás em 13-08-2025

O incêndio que deflagra esta quarta-feira, dia 13 de agosto, na zona de Piódão, concelho de Arganil, e estima-se que já consumiu 5 mil hectares e continua ativo com várias frentes em evolução, informou o 2.º Comandante Sub-regional Nuno Seixas.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o responsável, o fogo teve três focos distintos, que poderão ter sido causados por trovoadas secas, e apresentou uma progressão muito rápida nas primeiras horas, com uma velocidade estimada de 3 km por hora.

PUBLICIDADE

O incêndio já causou cinco feridos entre os bombeiros, quatro dos quais tiveram de ser transportados para unidades hospitalares e um assistido no local. Há também registo de três habitações atingidas pelas chamas, embora se desconheça se se tratava de casas devolutas ou anexos agrícolas.

Com o cair da noite e a inoperacionalidade dos meios aéreos, o combate às chamas torna-se ainda mais complexo, especialmente devido ao terreno acidentado e à orografia difícil da região. Estão a ser usadas máquinas de rasto e mantida uma estratégia de entrada faseada de meios, para garantir a sua continuidade no terreno durante a noite.

Nuno Seixas refere ainda que Tojo, Fórnea e Malhada Chãs são as povoações que mais preocupam os operacionais neste momento.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE