Primeira Página

Inaugurado quiosque de atendimento do Turismo da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 01-03-2024

Foi inaugurado esta sexta-feira, 1 de março, o novo quiosque de atendimento do Turismo da Universidade de Coimbra (UC), instalado sob o pórtico principal do edifício dos Departamentos de Física e de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Polo I).

PUBLICIDADE

O equipamento – da autoria do arquiteto João Mendes Ribeiro – passa a acolher, a partir de segunda-feira, 4 de março, a bilheteira de venda de ingressos para os espaços que integram o circuito turístico da instituição.

Assumindo uma localização central no Pólo I, o novo quiosque, uma estrutura de natureza efémera e reversível, funcionará transitoriamente como bilheteira dos espaços turísticos da UC, em complemento da instalada no Colégio de Jesus [espaço que continuará a acolher a Loja do Turismo UC].

PUBLICIDADE

“O piso vazado entre os Átrios de Química e Física, dada a sua posição vantajosa face à atual rota turística da Universidade, permite a criação de um novo núcleo de apoio e informação mais central que garanta ao sector turístico da UC as condições de apoio necessárias à sua boa gestão, ajudando igualmente à valorização de um espaço de primordial importância na Universidade de Coimbra”, explica o Vice-Reitor da UC para o Património, Edificado e Turismo, Alfredo Dias.

Alinhado com o compromisso da Universidade de Coimbra com os desafios da sustentabilidade ambiental, o novo equipamento foi projetado tendo com inspiração o património edificado da UC e reaproveita alguns materiais de outros edifícios – como as antigas caixilharias do Colégio de São Pedro, substituídas em 2022. Para preservar a sua autenticidade, estas estruturas são reutilizadas no estado original, oferecendo uma perspetiva de circularidade e de prolongamento do ciclo de vida dos materiais.

PUBLICIDADE

publicidade

“O projeto do Quiosque de Turismo, da autoria do Arq. João Mendes Ribeiro, responde ao compromisso da Universidade a favor de uma arquitetura cultural, valorizando o nosso programa de sustentabilidade e requalificação pela reutilização das antigas caixilharias provenientes dos edifícios em requalificação no Paço das Escolas, ao mesmo tempo que procura reforçar a centralidade geográfica e patrimonial da zona em que é instalado. Trata-se de uma intervenção pontual inserida num plano mais amplo em desenvolvimento pela Universidade de Coimbra”, conclui Alfredo Dias.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE