Vamos

Inaugurada exposição de obras de 34 artistas da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra na Casa da Mutualidade

Notícias de Coimbra | 9 meses atrás em 09-08-2023

Esculturas, desenhos e pinturas da autoria de 34 artistas que exercem a sua atividade na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) estão, desde o dia 8 de agosto, expostas da Casa da Mutualidade, dando assim aos visitantes a possibilidade de conhecer outras tantas identidades e universos criativos que têm em comum a ideia de que a condição orgânica do indivíduo não o limita, antes contribui para a sua multidimensionalidade pessoal, social e artística.

PUBLICIDADE

Na inauguração da Exposição Coletiva de Artes Plásticas da APCC, foi vincado o seu caráter eminentemente artístico e colaborativo, juntando parceiros que operam em diferentes setores – no caso, a APCC, A Previdência Portuguesa e o festival Luna Fest, em cuja agenda cultural se enquadra – numa parceria que pretende mostrar a toda a sociedade a importância da arte em si mesma, mas também enquanto promotora da participação.

Esta iniciativa pode ser visitada até dia 4 de setembro, na Rua Dr. Manuel Rodrigues n.º 5, nos dias úteis entre as 9:00-13:00 e as 14:00-18:00. Reúne 73 obras, produzidas no âmbito do Departamento de Artes Plásticas da APCC, que são o resultado de reinterpretações pessoais de obras de referência (acrescentando-lhes características como a tridimensionalidade, por exemplo) ou de afirmações da individualidade artística dos seus autores.

PUBLICIDADE

O Departamento de Artes Plásticas procura dar a cada utente a oportunidade de enquadrar a sua dimensão criativa na própria história das artes plásticas, favorecendo a participação, tanto enquanto criador, como enquanto recetor ou consumidor. Promove-se também a sua entrada nos circuitos ‘normalizados’ da produção artística, recusando dessa forma rótulos como ‘arte inclusiva’. O trabalho ali realizado pode ser visto também no Instagram.

A área artística constitui uma parte importante da ação da APCC enquanto promotora da inclusão social, sendo desenvolvidas atividades na área das artes plásticas, mas também da música e do teatro.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE