Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Economia

Tabaqueira e GNR unidas na luta contra o contrabando

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 31-05-2016

Cerca de uma centena de militares da Unidade de Ação Fiscal da GNR recebe informação sobre as alterações decorrentes da nova redação da Lei do Tabaco.

PUBLICIDADE

tabaco

A Imperial Tobacco Portugal está a realizar sessões de formação junto dos militares da Unidade Ação Fiscal da Guarda Nacional Republicana sobre as alterações nos produtos de tabaco que se vão registar no mercado, decorrentes da nova diretiva europeia que entrou em vigor em Portugal no passado dia 20 de maio.

O objetivo destas sessões é esclarecer sobre as novas regras e sensibilizar os militares da GNR, em primeira mão, para a nova rotulagem e regras das embalagens de tabaco que vão ser comercializadas. É a primeira vez que se vai utilizar este tipo de imagens nos maços em Portugal e existe o receio de que estas alterações possam propiciar o aumento do comércio ilícito. A GNR está na linha da frente no combate ao contrabando e a Imperial Tobacco partilha esta preocupação.

A primeira ação de formação decorreu na semana passada em Évora e dirigiu-se às unidades do Sul, mais concretamente aos Destacamentos de Acção Fiscal de Évora e de Faro. Estiveram presentes cerca de 25 militares.

Hoje, 31 de maio, é a vez do Destacamento de Acção Fiscal de Coimbra, receber  também elementos do Destacamento de Acção Fiscal do Porto.

PUBLICIDADE

Estas formações terminarão no dia 2 de junho, em Lisboa. Ao todo, a Imperial Tobacco Portugal prevê sensibilizar com esta formação cerca de uma centena de militares da GNR.

A Unidade Ação Fiscal da GNR, que herdou as competências da antiga Brigada Fiscal e da Guarda Fiscal, tem como missão a realização de ações de fiscalização e de investigação criminal direcionadas para o combate às infrações tributárias, fiscais e aduaneiras.

A Imperial Tobacco Portugal tem por política colaborar com as autoridades no combate ao comércio ilícito de tabaco, tendo ainda recentemente lançado um website corporativo que contém uma página específica onde qualquer cidadão poder denunciar, de forma anónima, a prática de comércio ilícito de tabaco e os locais onde se efetua.

Com este site, a Imperial Tobacco quer alertar os portugueses para o perigo de adquirir produtos que não são fiscalizados e que não cumprem as regras exigidas pela lei europeia.

A Imperial Tobacco Portugal faz parte do cluster da Altadis – a maior tabaqueira espanhola adquirida em 2008 pela Imperial Tobacco, e que integra também os mercados de Espanha, Andorra, Gibraltar e Ilhas Canárias. Só no primeiro trimestre de 2016 o site Altadis já recebeu 282 denúncias anónimas sobre atividades de comércio ilícito que foram transmitidas às autoridades e contribuíram para travar o contrabando de tabaco.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com