Primeira Página

Impasse na construção do Biocant IV em Cantanhede exige reprogramação de candidatura

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 meses atrás em 04-12-2023

 A dificuldade no processo de contratação para a construção do novo edifício do Biocant Park, em Cantanhede, levou à reprogramação da candidatura que vai dotar o parque de mais equipamentos para dar resposta aos atuais desafios tecnológicos e de mercado.

PUBLICIDADE

Em março de 2019 foi submetida uma candidatura ao CENTRO2020 que comportava dois tipos de investimento – um relativo à construção de um novo edifício, outro para a expansão da unidade de Biotecnologia Industrial e outras plataformas de investigação e de desenvolvimento (I&D).

Nessa altura, a administração optou pela construção do novo edifício, denominado Biocant IV, concurso que foi formalizado em dezembro de 2021, no valor de cerca de 7,5 milhões de euros.

PUBLICIDADE

A situação pandémica, a escassez e aumento do preço das matérias-primas, assim como a consequente subida dos custos criaram “imensos constrangimentos na concretização do processo”, afirmou a administração daquele Parque de Ciência e Tecnologia especializado em Biotecnologia e Ciências da Vida, em resposta à agência Lusa.

“Acresce que o processo de contratação pública veio a arrastar-se, em função de reclamações dos concorrentes, o que gerou um impasse de difícil resolução, ao ponto de colocar em risco a conclusão da obra dentro do prazo previsto para o encerramento do quadro comunitário de apoio”, esclareceu.

PUBLICIDADE

publicidade

Dada a situação, foi decidido reprogramar a candidatura, optando pela expansão da Unidade de Biotecnologia Industrial e outras plataformas de I&D.

O projeto, aprovado pela comissão diretiva da autoridade de gestão do Programa Operacional Regional do Centro, prevê a “atualização de alguns equipamentos existentes”, a instalação de dispositivos tecnológicos de “nova geração para assim manter uma oferta de serviços diferenciadora para as empresas instaladas ou a instalar no parque”.

O investimento, de cerca de 4,9 milhões de euros, foi dirigido para o reforço da capacidade de resposta das diversas valências do parque, nomeadamente a expansão da unidade de Biotecnologia Industrial e a criação de uma unidade de Biocatálise, para o desenvolvimento de processos mais limpos (química verde), em linha com os objetivos de transição para uma economia verde e sustentável.

“A qualificação dos processos de processamento (‘downstream processing’) e de purificação e o reforço da unidade Analítica e da unidade de Biotecnologia Celular são mais alguns exemplos das áreas de investimento que fazem parte da reprogramação”.

Esta candidatura foi financiada a 65% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Segundo a administração do Biocant Park, o prazo de conclusão é até ao dia 15 de dezembro, data a partir da qual todas as novas plataformas tecnológicas estarão em pleno funcionamento.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE