Coimbra

Imagem Peregrina de Fátima regressa a Coimbra cinco anos depois

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 06-08-2020

Cinco anos depois, Coimbra recebe com a alegria a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima – que visitou a cidade em setembro de 2015 – a fim de “presidir” aos actos centrais da criação da nova Reitoria (Quase-Paróquia) do Coração Imaculado de Maria, que terá lugar no fim-de-semana 12 e 13 de setembro de 2020, no terreno da futura igreja do Loreto em Coimbra.

PUBLICIDADE

Nessa ocasião, o Bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes, irá proceder à criação e inauguração da nova comunidade cristã no norte da Cidade de Coimbra: a Reitoria (Quase-Paróquia) do Coração Imaculado de Maria, com sede no terreno da futura igreja paroquial no bairro do Loreto.

PUBLICIDADE

publicidade

Trata-se de um projecto de mais de trinta anos que agora conhece uma nova e feliz etapa e que a comunidade pretende celebrar jubilosamente com toda a Cidade e Diocese de Coimbra.

A visita, autorizada pelo Santuário de Fátima, será por isso uma ocasião propícia para esta nova comunidade assumir a sua identidade enquanto testemunha e promotora da Mensagem de Fátima e da devoção ao Coração Imaculado de Maria, a exemplo da Serva de Deus Irmã Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado que na nossa cidade de Coimbra viveu por diversas décadas e partiu para o Céu.

PUBLICIDADE

A comunidade está a preparar um grande evento celebrativo, que terá lugar no terreno da futura igreja do Loreto, nos dias 12 e 13 de setembro de 2020, com o seguinte programa:

Sábado, 12 de setembro e Domingo, 13 de setembro:

21h – início da vigília de oração nocturna no terreno da futura igreja do Loreto na presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, enviada pelo Santuário de Fátima propositadamente para a ocasião:

21h30 – Terço (preside o Bispo de Coimbra)

22h30 – Eucaristia (preside o Bispo de Coimbra)

00h00-02h00 – Adoração Eucarística (animada pela Equipa Alpha local)

02h00-04h00 – Via Sacra (animada pelo Grupo de Jovens e Agrupamento de Escuteiros 163)

04h00-05h00 – Celebração Mariana (animada pela Catequese)

05h00-06h00 – Eucaristia

06h00-07h00 – Laudes cantadas

07h00-09h00 – Adoração Eucarística (Movimento da Mensagem de Fátima local)

09h00-10h00 – Preparação da celebração

10h00-11h00 – Terço

11h00-13h00 – Eucaristia presidida pelo Bispo de Coimbra (com Crisma, acto de constituição da Reitoria, tomada de posse do novo pároco, consagração da Reitoria a Nossa Senhora de Fátima). No final, os presentes acolherão a bênção do Papa Francisco para a ocasião.

Esta celebração inédita, bem como a vinda da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima para além da Bênção do Papa Francisco no termo das celebrações serão decerto motivo para uma aglomeração de fiéis bem representativa, que queremos acolher de acordo com as normas vigentes da Direção Geral de Saúde e da Conferência Episcopal Portuguesa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE