Cidade

Iluminação de Natal já brilha em Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 01-12-2019

A programação de Natal 2019 da Câmara Municipal de Coimbra arrancou este domingo, ao final da tarde, com a inauguração oficial da iluminação de Natal que foi motivo para a autarquia organizar uma festa gratuita para toda a população na Praça 8 de Maio.

PUBLICIDADE

As luzes de Natal foram ligadas pelo autarca Manuel Machado antes de Bárbara Tinoco cantar o seu hit “Antes dela dizer que sim”,

A magia do Natal chegou, assim, a Coimbra. Na Praça 8 de Maio, sobre o plano de água, está instalada uma estrela suspensa com sete metros de largura, e em frente aos Paços do Município está um elemento com bancos acompanhado do #Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

O Largo da Portagem, a Praça da República e a Ponte de Santa Clara também iluminação de grandes dimensões. O Município volta a apostar em iluminação ecológica, uma vez que as luzes instaladas são LEDs de alta intensidade luminosa, mas de baixo consumo energético e “amigas” do ambiente.

As luzes de Natal já se acenderam, para dar outro brilho à cidade de Coimbra nesta época festiva. Este ano, erguem-se novos sete pontos de luz, com motivos alusivos à época festiva, designadamente, na Praça das Cortes, Entradas da Rua das Padeiras, Rua das Azeiteiras e Rua da Sota, na Rua dos Sapateiros, em todos os corredores da Av. Sá da Bandeira e junto à Estação Ferroviária de Coimbra B.

PUBLICIDADE

Um presépio estilizado com 11 metros de altura e sete de largura marca a entrada da Ponte de Santa Clara, do lado da Portagem, onde está também instalado um pórtico luminoso de Boas Festas com cerca de 12 metros de altura e oito de largura.

Várias árvores de Natal embelezam praças e largos da Baixa, com destaque para uma estrela suspensa a quatro metros de altura, e com sete metros de largura, sobre o plano de água da Praça 8 de Maio. Já em frente ao edifício dos Paços do Município está um conjunto de prendas, que servem de banco quem quiser tirar fotografias alusivas à época acompanhados do #Coimbra, o que também pode acontecer na Praça das Cortes, onde está instalado um baloiço de madeira, com cerca de três metros de altura, acompanhado também do mesmo lettering, e na Praça do Comércio, onde será instalado nos próximos dias um banco gigante photo point, com mais de quatro metros de altura, onde os visitantes podem subir para fotografar. Já na Praça da República estará instalada uma árvore com cerca de 14 metros de altura.

A iluminação chega, novamente, às portas da cidade e à área urbana (Rossio de Santa Clara, Casa do Sal, Estação Velha, Lages, Praceta Mota Pinto, Vale das Flores e rotunda das Palmeiras), bem como em diversas rotundas emblemáticas de Coimbra e ao Mercado Municipal D. Pedro V.

As luzes de Natal que já se acenderam hoje na Baixa de Coimbra, vão acender-se nos próximos dias por toda a cidade. As luzes vão estar acesas todos os dias, a partir das 17h00 até às 00h00, à exceção dos fins-de-semana e do dia 24 de dezembro, que ficarão ligadas até às 02h00, e da noite do Fim de Ano, que estarão acesas até às 06h00. A iluminação de Natal será definitivamente desligada no fim das festividades, no dia 6 de janeiro. 

As luzes instaladas são LEDs de alta intensidade luminosa, mas de baixo consumo energético. Os elementos a instalar foram construídos consoante as normas europeias em vigor, preparados para instalação em interior e exterior com proteção diferencial individual. A proposta deste ano, escolhida pela CM Coimbra, teve em conta o consumo de energia elétrica da instalação, os custos da instalação, o impacto visual dos elementos a instalar, o impacto ambiental e a fácil manutenção da instalação no período de exploração.

A iluminação de Natal representa um investimento global de cerca de 108 mil euros (IVA incluído).

Espaços abrangidos:

Av. João das Regras; Praça das Cortes; Ponte Santa Clara; Largo da Portagem; Rua Ferreira Borges; Rua Visconde da Luz; Praça 8 de Maio e junto à entrada dos Paços do Município; entradas das Ruas Corpo de Deus, Martins de Carvalho (Figueirinhas), do Corvo, da Loiça, da Moeda, Direita; das Padeiras, Adelino Veiga, das Azeiteiras e da Sota; Praça do Comércio; Largos do Poço, do Paço do Conde e das Ameias; Rua dos Sapateiros; Quebra Costas; Rua da Sofia; Mercado Municipal D. Pedro V; Av. Sá da Bandeira; Praça da República; Rotundas do Rossio de Santa Clara, da Casa do Sal, das Lages, da Praceta Mota Pinto (CHUC), da Proteção Civil/CBS (Vale das Flores) e das Palmeiras (Solum) e a Estação Velha (Coimbra B).


                         

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE