Primeira Página
“Ilha de calor” em Coimbra traz noites tropicais e dias abrasadores!

Imagem: depositphotos.com
Portugal continental prepara-se para enfrentar uma semana de extremos meteorológicos, com o calor a intensificar-se nos próximos dias e a evoluir para uma onda de calor generalizada, com especial impacto entre quinta-feira, 24, e domingo, 27 de julho.
Depois de um fim de semana anormalmente fresco para esta altura do ano e de uma segunda-feira com temperaturas amenas, a mudança começa a fazer-se sentir a partir desta quarta-feira, 23 de julho, quando uma alteração na direção do vento irá abrir caminho à entrada de massas de ar quente e seco, provenientes do Norte de África e do interior da Península Ibérica.
PUBLICIDADE
As noites também serão tropicais, com mínimas acima dos 20 ºC em várias zonas do país. Em locais como Mértola, prevê-se que os termómetros ainda marquem 30 ºC às 23:00 de quinta-feira. Lisboa, Coimbra e Porto poderão sentir o efeito agravado de “ilha de calor”, tornando as noites particularmente desconfortáveis devido às altas temperaturas, dá conta o meteorologista Alfredo Graça.
Diferente de outras ondas de calor, este episódio afetará não apenas o interior, mas também o litoral, com máximas acima dos 30 ºC e até próximas dos 40 ºC em cidades como Braga, Leiria, Setúbal e Lisboa. A ausência da tradicional nortada e o transporte de ar quente até à faixa costeira explicam esta distribuição incomum das temperaturas extremas.
PUBLICIDADE