Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Ikea NÃO troca Coimbra pela Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 15-02-2018

Notícias de Coimbra quis saber se o plano de expansão da IKEA prevê a abertura de uma unidade na Figueira da Foz, o que se justifica depois de outro diário da cidade ter revelado eventuais contornos de um alegado negócio para abertura de uma loja dos suecos no espaço ocupado pelo hipermercado E.Leclerc na Praia da Claridade.

PUBLICIDADE

Ikea2

A multinacional sueca respondeu de forma clara a Notícias de Coimbra que “neste momento, a IKEA não tem nenhum projeto para abertura de uma nova loja na Figueira da Foz”, não tendo, por isso, contactos com o E-Leclerc figueirense.

PUBLICIDADE

publicidade

Neste momento, não temos nenhum projeto para abertura de uma nova loja em Coimbra ou na Figueira da Foz, adiantou a IKEA.

Apesar disto, a IKEA salienta que “continua a analisar e a explorar o seu plano de expansão nos próximos anos para Portugal, com especial interesse nos grandes centros urbanos”, confirmado o que tem sido reiterado por responsáveis da marca.

PUBLICIDADE

Lembramos que,  em Novembro de 2017, Helen Duphorn, a retail manager da marca em Portugal, garantiu  que a IKEA “não tem prevista a construção de nenhuma unidade nos próximos 18 a 24 meses”.

Entretanto, recordámos a IKEA que a abertura da loja em Coimbra estava prometida para 2018. O que aconteceu para a IKEA não ter cumprido essa promessa?

A IKEA Portugal contornou esta questão, reiterando o que tem afirmado nos últimos tempos:”Queremos continuar a crescer em Portugal e estamos a analisar como poderemos fazê-lo de forma sustentada e relevante para a maioria das famílias no nosso país, tendo em consideração as necessidades e tendências dos consumidores no mercado, frisa a insígnia.

O actual presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, disse, em Novembro de 2013, que o município está “empenhado em acolher bem empreendimentos geradores de emprego e de riqueza”, mas também quer que “sejam integrados com qualidade no tecido urbano”.

ikea beiras

Recordamos que a primeira página da edição de quarta-feira de cinzas do diário As Beiras “informava” em letras garrafais que “IKEA TROCA COIMBRA PELA FIGUEIRA DA FOZ”, indicando que a loja abriria no espaço onde funciona o hipermercado E.Leclerc.

Na sua edição de hoje, quinta-feira,  o jornal do grupo Fapricela – Torricentro (do sector da conctrução), publicava um desmentido da administração do E.Leclerc, que foi remetido para o discreto espaço do “Correio do Leitor”:

E.Leclerc nega IKEA

Tendo em conta o teor da notícia publicada no Diário As Beiras de 14 de fevereiro de 2018, sobre a possibilidade de abertura de uma loja IKEA nas atuais instalações do E.Leclerc na Figueira da Foz, vem a sua administração expressa e perentoriamente referir que tal notícia não corresponde à realidade, esclarecendo não ter havido nunca qualquer contacto nesse sentido por parte do Ikea junto da signatária. O que, aliás, não fará qualquer sentido vir a suceder, porquanto é firme e definitiva intenção da signatária continuar a exercer a sua atividade comercial por muitos anos nesta cidade, sendo francamente motivador sob o ponto de vista comercial o interesse e dedicação que os figueirenses sempre demonstraram pelo seu espaço comercial”.

 

IKEA

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou, por unanimidade, em 2012, o pedido de informação prévia para a instalação de um espaço IKEA, em Santa Clara, perto do Forum Coimbra.

Depois de alguma polémica relacionada com a implantação do projecto numa área onde predominavam sobreiros, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro emitiu (em 2014) a declaração de impacte ambiental.

Projetada para se desenvolver em dois pisos acima do nível do solo e com cerca de 500 lugares para estacionamento automóvel, a loja IKEA ocuparia uma área da ordem dos 81 mil metros quadrados, cerca de 24 mil metros quadrados dos quais seriam área de construção.

Deveria criar 230 postos de trabalho diretos e cerca de uma centena de empregos indiretos e tinha abertura prevista para 2018.

Se assim o desejar, a IKEA ainda pode apresentar o projecto de construção até ao dia 18 de fevereiro.

Neste momento tem 5 lojas em Portugal, com a mais recente inauguração da IKEA Loulé, reforçando a sua presença com a abertura de um canal de vendas online.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com