Vamos

II Salão do Livro Antigo reúne livreiros e memórias em Coimbra

Angel Machado | 2 horas atrás em 04-11-2025

A Casa Municipal da Cultura de Coimbra volta a ser palco para bibliófilos, livreiros e investigadores, com a realização do II Salão do Livro Antigo, de 6 a 9 de novembro. A iniciativa tem como objetivo divulgar o património bibliográfico, valorizar o comércio livreiro tradicional e fomentar o interesse público pela preservação dos livros antigos e raros.

São nove livrarias de regiões diferentes do país, que estarão reunidas e que partilham a mesma vocação: preservar e dar nova vida a obras que atravessaram séculos de história.
Bernardo Trindade (Old Books, Lisboa), Livraria Artes e Letras (Óbidos), Livraria Colofon (Guimarães), Livraria Olisipo (Lisboa), Livraria Gostar de Ler (Porto), Livraria In-Libris (Porto), Livraria Liliana Queirós (Caldas da Rainha), Livraria Manuel Ferreira (Porto) e Livraria Miguel de Carvalho (Figueira da Foz).

O salão contará com uma programação diversificada de conferências, exposições e momentos de partilha. A inauguração está marcada para quinta-feira, 6 de novembro, às 18:00, seguida da conferência “Uma outra história da imprensa a Oriente”, por António E. Maia do Amaral (Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra).

PUBLICIDADE

Na sexta-feira, 7 de novembro, as atividades iniciam-se às 14:00, com destaque para as conferências “Boas práticas: conservação e acondicionamento de dois folhetos da coleção do Livro Antigo da Biblioteca Municipal de Coimbra”, por Catarina Alarcão, e “História da Bibliografia Portuguesa de Gastronomia (finais do séc. XVII a meados do séc. XIX)”, por Guida Cândido (Universidade de Coimbra).

O sábado, 8 de novembro, será dedicado a temas relacionados com a edição e a atividade livreira em Portugal. Entre as conferências programadas estão “A ficção do editor nos romances de Camilo”, por João Paulo Braga (Universidade Católica), e “Ser livreiro e editor em Coimbra no séc. XIX: o exemplo de J. August Orcel”, por Ana Maria Bandeira (Arquivo da Universidade de Coimbra). O dia encerra com “A Família Serva: a produção de impressos na capitania da Bahia e o comércio livreiro em Portugal e no Ultramar (1811–1823)”, apresentada por Pablo Iglesias Magalhães (Universidade de São Salvador da Bahia, Brasil).

O encerramento do salão decorre no domingo, 9 de novembro, com as conferências “O projeto Ephemera e o seu papel na divulgação da bibliofilia”, por José Pacheco Pereira, e “Um percurso na procura e descoberta da fotografia nos livros e outras fontes”, por Alexandre Ramires (CEIS XX).

O II Salão do Livro Antigo de Coimbra promove uma reflexão em torno da história do livro, da leitura e das memórias que permanecem nas páginas que o tempo preservou.

Casa Municipal da Cultura – Rua Pedro Monteiro s/n.º, Coimbra. Mais informações: 239 702 630 ou biblioteca@cm-coimbra.pt

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE