Região

Igualdade de oportunidades para daltónicos em destaque no Dia Municipal da Igualdade na Mealhada

Notícias de Coimbra | 3 meses atrás em 24-10-2025

O Dia Municipal da Igualdade, que se assinala hoje, 24 de outubro, centrou-se na igualdade de oportunidades para todos aqueles que são daltónicos. O Código ColorADD, criado pelo designer português Miguel Neiva, foi trazido até aos alunos do Escola Profissional Vasconcellos Lebre, para que estes futuros criativos os possam nas estratégias de comunicação visual.

PUBLICIDADE

publicidade

O testemunho do diretor da EPVL, Carlos Sousa, daltónico, acabou por surpreender muitos alunos. “As dificuldades são diárias”, afirmou, exemplificando com ações diárias simples para quem não é daltónico, mas difíceis para os 350 milhões de pessoas com esta condição. Escolher uma camisa, interpretar um gráfico de cores, perceber as cores dos semáforos, escolher a linha da cor correta num sistema de transportes pode ser extremamente limitador.

Clara Pinto, da ColorADD, instituição detentora do código universal criado por Miguel Neiva, desafiou os alunos a verem através dos olhos de que é daltónico para fazer perceber a importância deste código já implementado em 92 países. Especialmente os alunos dos cursos de Design de Interiores e Exteriores, Multimédia, Desenho Digital e Fotografia daquela escola, que usam a cor como elemento central dos seus trabalhos, para que os mesmos possam estar sensibilizados para a temática. O ColorADD é uma linguagem única, universal, inclusiva e não discriminatória que permite ao daltónico identificar as cores através de um código específico. Foram-lhes mostradas as mais diversas aplicações do código, sejam em materiais culturais, bibliotecas, como a da Mealhada, hospitais, aeroportos e outros sistemas de mobilidade.

Aos alunos foi ainda lançado o desafio de codificarem o Mural da Igualdade, realizado no Parque da Cidade da Mealhada, pelos alunos da EPVL, no ano letivo 2023/2024.

Neste dia foi ainda lançado o desafio aos alunos “Igualdade pela Lente do Telemóvel Edição 2025/26 – Dá Play, pela Não Discriminação”. Os participantes deverão apresentar pelo menos um vídeo ilustrativo de um dos 4 eixos do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND), de forma intencional (abstrata ou literal), representando criativamente situações, acontecimentos, objetos, etc., tendo em conta que o destino deste trabalho será a sua divulgação nas redes sociais. Desta forma, os participantes podem iniciar uma “trend” com um propósito inspirador ou ver este conteúdo viralizado, consoante o alcance das publicações. É uma oportunidade de os jovens criarem impacto social, com temas acutilantes como são os relacionados com a Igualdade e Não Discriminação, tal como, de resto, fizeram no ano passado em formato de fotografia.

O Município da Mealhada trabalha estas temáticas no âmbito da Equipa para a Igualdade na Vida Local da Câmara Municipal da Mealhada e do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, que ocorre em 2025 e 2026. Os quatro eixos do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação são “Igualdade entre Homens e Mulheres”, “Violência contra Mulheres e Violência Doméstica”, “Discriminação em razão da OIEC – Orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais” e Tráfico de seres humanos.