Formação

IEFP promoveu cerimónia pública de entrega da Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2019

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 12-12-2019

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) realizou, no dia 9 de dezembro, pelas 14,00, no Convento de São Francisco, em Coimbra, a Cerimónia Pública de Entrega da Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2019, numa parceria com a Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), a Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG) e o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BCSD Portugal).

PUBLICIDADE

Nesta cerimónia foram distinguidas as 28 entidades consideradas merecedoras desta distinção na edição de 2019 da Marca Entidade Empregadora Inclusiva. 

Esta marca, instituída pelo Decreto-Lei nº 108/2015, de 17 de junho, e posteriormente regulamentada pelo Despacho n.º 8376-B/2015, de 30 de junho, visa reconhecer e distinguir publicamente práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade. A primeira edição aconteceu em 2017, sendo esta a segunda.

PUBLICIDADE

publicidade

À edição de 2019 candidataram-se, entre 2 de janeiro e 28 de fevereiro, 112 entidades, na sua maioria empresas, autarquias e entidades de economia social.

Numa primeira fase, as candidaturas foram analisadas por uma comissão de peritos constituída para o efeito que, para além da avaliação documental, procedeu a visitas, tendo em vista a verificação, no local, dos aspetos considerados relevantes para a conclusão da análise.

PUBLICIDADE

Posteriormente, o júri, constituído por representantes das associações empresariais, sindicais, organizações da economia social, organizações de entidades que apoiam pessoas com deficiência e da administração pública, procedeu ao apuramento das entidades que foram distinguidas.

Esta distinção teve em conta o contributo das entidades empregadoras para a implementação de um mercado inclusivo, atendendo ao desenvolvimento de práticas de referência, nos dois anos anteriores ao da candidatura, em quatro domínios: recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional; manutenção e retoma do emprego; acessibilidades; serviço e relação com a comunidade. 

A sessão de abertura ficou a cargo da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e a sessão de encerramento foi feita pelo Presidente do Conselho Diretivo do IEFP, António Valadas da Silva.

Saiba ainda quais as entidades que foram distinguidas neste link: 

https://www.iefp.pt/noticias?page=3&item=9506247#

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE