Crimes

Idoso que seguia em excesso de velocidade mata dois GNR na A1 em acidente 

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 5 meses atrás em 29-11-2023

Um carro da GNR estava na A1 a sinalizar umas obras em curso. A viatura da Guarda acabou abalroada por um veículo ligeiro conduzido por um homem, de 70 anos, que circulava entre os 154 e os 180 km/h. Os dois militares não resistiram e acabaram por morrer.

PUBLICIDADE

O idoso “foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão efetiva. O Tribunal de Santarém considerou o arguido, um reformado de 70 anos, culpado de dois crimes de homicídio por negligência grosseira, e optou por não suspender a pena face à ausência de arrependimento e patente irresponsabilidade” do condutor, pode ler-se no Correio da Manhã.

O caso remonta a julho de 2020, quando o homem circulava na A1, na zona de Pernes, concelho de Santarém, a uma velocidade excessiva, ao passar por uma zona onde decorriam trabalhos de limpeza e manutenção devidamente sinalizados e com avisos para moderar a velocidade para os 80 km/h.

PUBLICIDADE

“Na berma, circulava em velocidade muito lenta uma viatura da GNR, onde o arguido, que nem sequer ouviu o aviso da esposa para travar, embateu com grande violência, arrastando o carro ao longo de 53 metros”, refere.

Carlos Pereira, de 27 anos, e Vânia Martins, de 31, estavam no interior da viatura militar. “Ia ser pai e faleceu no dia seguinte, e Vânia Martins, veio a morrer seis dias após o acidente”, conta.

PUBLICIDADE

publicidade

Na sentença, a juíza considera que o homem não revelou “sensibilidade, empatia ou arrependimento” pelo sucedido, tendo tentado justificar que o acidente se deveu a uma “quebra de consciência momentânea” quando conduzia.

O condutor seguia de Cinfães do Douro, de onde é natural, para a Amadora, onde reside, juntamente com a esposa e uma cunhada, tendo todos escapado ilesos ao acidente.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE