A Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal investiga um incidente ocorrido esta quinta-feira, 9 de janeiro, em que um homem de 76 anos, com Alzheimer, foi atingido na mão direita por um disparo de um militar da GNR da Charneca da Caparica, em Almada.
O episódio aconteceu na Rua dos Camponeses, em Vale Fetal, por volta das 12:00, após denúncias de que o idoso estava a causar estragos na vizinhança. Segundo relatos, à chegada da patrulha, o homem realizou vários disparos com uma arma de pequeno calibre (pistola ou revólver) na direção dos guardas. Nenhum militar foi atingido, indica o Correio da Manhã.
PUBLICIDADE
Em legítima defesa, os guardas responderam também com disparos, atingindo o idoso na mão direita, levando-o a largar a arma. O homem foi assistido pelos bombeiros da Trafaria e transportado, sob detenção, para o Hospital Garcia de Orta, em Almada. A filha, a mulher e um genro acompanharam-no durante o transporte.
Além do disparo efetuado pela GNR, a Polícia Judiciária, acionada pelo Ministério Público, investiga a conduta do idoso. Quando recuperar, o homem deverá responder em tribunal pelos disparos contra os militares, que, embora não tenham causado ferimentos, provocaram danos em vários veículos estacionados.
O caso levanta questões sobre a intervenção de forças policiais em situações com pessoas com problemas de saúde mental, e a PJ continuará a apurar todas as circunstâncias do incidente.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE