Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Idosas de Cernache viram filhos em França com a ajuda da GNR (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 24-12-2021

Vivem sozinhas, cada uma em sua casa, isoladas, numa aldeia de Cernache, Coimbra. Nesta véspera de Natal puderam ver a família que está em França e no Algarve através de um tablet da GNR de Coimbra. 

PUBLICIDADE

As duas Marias (de 90 e 85 anos) e Adélia (83) Manjerão, viúvas há mais de uma década, moram numa pequena aldeia e estão sinalizadas pelo Comando Territorial de Coimbra no âmbito do programa Apoio 65 – Idosos em Segurança. São visitadas com frequência por Catarina Bastos, Vasco Santos e Pedro Guedes, militares da secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPCPC). Mas hoje a visita foi ainda mais especial. Os militares permitiram que fizessem videochamadas para França e para o Algarve, aconchegando-lhes o Natal.

Com acenos e beijinhos atirados para o monitor as três irmãs puderam ver Paulo Manaia e Rosa Costa, ambos filhos de Adélia Manjerão, a residir em França, e também Gilberto Carvalho, filho de Maria (irmã do meio), a residir em Albufeira, no Algarve. “Foi uma alegria para mim ver os meus filhos e o meu neto. Estou muito contente porque eles estavam bem”, disse Adélia Manjerão. As idosas não têm palavras para agradecer o gesto e trataram logo de encomendar aos filhos “uma cabra e um leitão para o verão” para convidarem os “senhores guardas” para um repasto.

PUBLICIDADE

publicidade

“Este é um trabalho levado a cabo diariamente pela GNR e que faz com que exista uma proximidade que faz toda a diferença no dia a dia destes idosos”, afirmou ao Notícias de Coimbra o Tenente Luís Ferreira, adjunto do Destacamento Territorial de Coimbra. “Perguntamos se precisam de alguma coisa, de comida, de medicamentos, e fazemos a ligação a outras instituições quando é necessário”, acrescenta, revelando que a GNR de Coimbra acompanha diariamente mais de uma centena de idosos em situação de isolamento.

Veja as videochamadas que o NDC acompanhou:

PUBLICIDADE

Veja o vídeo NDC com as três irmãs:

Veja o vídeo NDC com o Tenente Luís Ferreira:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com