Saúde

Idosa morre após lavar o nariz com água da torneira

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 meses atrás em 05-06-2025

Uma mulher, de 71 anos, morreu no Texas, nos Estados Unidos, após contrair uma infeção cerebral rara, que pode estar associada ao uso de água da torneira para irrigação nasal.

O caso foi divulgado no Morbidity and Mortality Weekly Report, publicação dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

Segundo o relatório, a idosa utilizou repetidamente um dispositivo de irrigação nasal com água não fervida retirada diretamente do sistema hidráulico. Passados quatro dias, começaram a surgir sintomas como febre, dores de cabeça e confusão mental.

PUBLICIDADE

Foi então diagnosticada meningoencefalite amebiana primária, uma infeção pouco comum, mas extremamente perigosa para o cérebro. Apesar do tratamento médico, a mulher sofreu convulsões e veio a falecer oito dias após o aparecimento dos primeiros sintomas.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE